Notícias
SOLENIDADE
Empossado novo corpo de gestores da Ebserh
Brasília (DF) - Em um evento importante para a Ebserh, foi empossado nesta quarta-feira, 27, o novo corpo diretivo da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) responsável pela gestão de 39 hospitais universitários federais do país.
A solenidade ocorreu na sede da empresa durante a 50ª reunião do Conselho de Administração da Ebserh, em concomitância a um encontro que reuniu, nesta terça e quarta, 26 e 27, os superintendentes de todos os hospitais universitários federais filiados à Ebserh
A Secretária-Executiva do MEC e Presidente do Conselho, Professora Maria Helena Castro, participou da reunião e deu posse ao ex-superintendente da Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Mejc-UFRN), Professor Doutor Kleber Morais, como o novo Presidente da Ebserh.
“No atual contexto, para enfrentar os desafios vindouros, temos que buscar soluções para o aprimoramento da prestação de serviços públicos de saúde, de forma eficiente. A Ebserh representa uma inovação: é uma estratégia inteligente para a melhoria da gestão dos Hospitais Universitários. Estou impressionada com a expansão da Ebserh e de sua rede de hospitais, nos últimos anos, e tenho certeza que uma boa gestão será capaz de aprimorar a prestação de serviços”, disse a Secretária-Executiva.
Kleber Morais ressaltou a importância da parceria com o MEC. “Me sinto muito realizado em estar tomando posse perante os Superintendentes da rede Ebserh e de contar com a presença MEC, ontem esteve aqui na nossa Sede o Ministro Mendonça Filho e hoje, a Secretária-Executiva Profa. Maria Helena Castro preside a reunião ordinária do Conselho de Administração empossando o Presidente, o Vice-Presidente e os Conselheiros da Ebserh. Destaco como objetivo principal da minha gestão fazer com que os Hospitais cumpram sua missão institucional de formadores de profissionais, que sirvam como vasto campo de pesquisas e, sobretudo, que prestem assistência de qualidade à população atendida pelo SUS”, declarou Morais.
O novo Diretor Vice-Presidente Executivo da estatal, Laedson Bezerra Silva, enfatizou a necessidade de se trabalhar com responsabilidade e austeridade. “O evento com os superintendentes está sendo um marco importante, para conhecer de perto, junto aos principais responsáveis pela existência da Ebserh, as demandas, necessidades e a complexidade da rede. [Saibam que] há grande comprometimento de todos da Ebserh com a prestação de saúde pública com qualidade”, dirigiu-se aos novos conselheiros.
Tomaram posse ainda no Conselho de Administração os representantes do MEC, Nádia Maria Ferreira de Araújo e Maurício Eliseu Costa Romão e, representando a Andifes, Margareth de Fátima M. Diniz.
Reunião dos superintendentes
Durante a reunião dos superintendentes, o presidente Kleber Morais recebeu, de maneira individual, todos os gestores presentes no evento para tratar dos problemas de cada unidade hospitalar. A ação foi considerada um avanço, uma vez que os gestores tiveram um tempo reservado para discutir suas demandas locais.
Outro ponto de destaque foi a instituição de uma comissão formada por quatro que definirão, no prazo de 60 dias, as regras do processo de escolha do representante dos superintendentes da rede Ebserh.
Formaram a comissão: Antônio Carlos Moreira Lemos, do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Salvador-BA); Ângela Maria da Silva, do Hospital Universitário da UFS (Aracaju-SE); Luiz Alberto Sobral Vieira Junior, do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Vitória-ES); e Elaine Verena Resener, do Hospital Universitário de Santa Maria (RS).
Concluindo as ações do encontro de Superintendentes o Secretário de Educação Superior do MEC, Professor Paulo Barone fez uma palestra sobre a interação entre a Ebserh e a SESu.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh