Galeria de Imagens
SUSTENTABILIDADE
Ebserh lança nova política ambiental no encerramento da Semana do Meio Ambiente
Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) encerrou, nesta quinta-feira (5), a Semana do Meio Ambiente. O evento marcou o lançamento da nova Política Ambiental da estatal e teve início no dia 3, com palestras e painéis apresentados por especialistas e profissionais dos hospitais ligados ao tema.
A programação do último dia contou ainda com o anúncio do mascote vencedor da campanha de segregação de resíduos e a palestra “Ambiência na saúde: espaços que cuidam de pessoas”, ministrada pela consultora técnica na Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Mirela Pessatti.
Em uma semana que culminou com o Dia Mundial do Meio Ambiente (nesta quinta-feira, 5), instituído por resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi, relacionou a nova política ambiental com o mapa estratégico que compõe o plano de negócios da estatal para o ciclo 2024-2028. O documento apresentado dá sequência aos componentes de responsabilidade ambiental, social e governança, além de avançar em objetivos estratégicos de promoção de sustentabilidade ambiental presentes no plano.
“A nova política ambiental da Rede Ebserh representa um ganho de maturidade na estatal. Quando ela investe em política ambiental, está cumprindo a sua missão junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), o ecossistema educacional e de ciência e tecnologia do nosso país.”, afirmou Beltrammi.
Salientando que os hospitais da Ebserh adotam o sistema de coleta de resíduos, conforme preconizado na legislação ambiental e sanitária, a diretora de Administração e Infraestrutura da Ebserh, Odete Gialdi, citou ainda as 23 unidades que contratam cooperativas de catadores para fazer a coleta do lixo reciclável e falou de perspectivas futuras. “Vamos trabalhar junto com aqueles que ainda não tenham essa prática, para podermos apoiar e estimular a trocar de experiência com os hospitais que já põem em prática esta iniciativa”, afirmou.
O presidente do Conselho de Administração da Ebserh, Adalton Rocha, destacou que a política entregue é fruto de um diálogo franco e aberto, elaborada em conjunto com a diretoria executiva da estatal. “Temos um compromisso de sustentabilidade a longo prazo, não apenas para nossas gerações, mas para as futuras. Deve ser observado, sobretudo, que as nossas ações do dia a dia podem promover essa mudança”, frisou.
Política Ambiental
A nova Política Ambiental trata das responsabilidades relacionadas à administração, proteção e conservação ambiental no âmbito da Ebserh, abordando os princípios da sustentabilidade como diretriz. Ela garante que todas as unidades hospitalares filiadas à estatal estejam em consonância em relação à ética ambiental, de forma responsável e monitorada.
Com o objetivo de auxiliar na conservação do meio ambiente, a política busca promover o desenvolvimento de uma cultura sustentável que inclua todos os trabalhadores e usuários da rede. Além disso, procura investir em ações de formação e educação ambiental para garantir a integração da sustentabilidade na tomada de decisões, planejamentos e na cadeira de valor, incluindo terceirizados e fornecedores.
Escolhidos
Com 52% dos votos, o mascote eleito foi o que faz alusão à caixa de coleta de materiais perfurocortantes (imagem ao lado). Outra escolha realizada foi a do slogan para a campanha nacional de conscientização sobre a importância de gestão adequada de resíduos nos serviços de saúde - Separação de resíduos: pequenos gestos, grandes impactos -, vencedora com 49% dos votos.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh