Notícias
INOVAÇÃO NA REDE
Ebserh divulga vencedores do II Concurso de Boas Práticas da Rede
O concurso é promovido pela Auditoria Interna da Ebserh. Imagem ilustrativa: Freepik.
Brasília (DF) – Nove boas práticas de controle interno da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foram premiadas no II Concurso de Boas Práticas de Controle Interno. São práticas que otimizam recursos, modernizam processos, reduzem desperdícios, com reflexo direto na ampliação da oferta e melhoria do atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde.
O concurso, promovido pela Auditoria Interna da estatal, foi dividido em três categorias: Aprimoramento de Processos Finalísticos Assistenciais; Aprimoramento de Processos de Suporte Gerencial e Administrativo; e Aprimoramento de Processos de Ensino e Pesquisa. Em cada seção, foram contempladas as três melhores práticas de controle interno com as propostas mais abrangentes e efetivas para o aperfeiçoamento da gestão.
Segundo Auditor-geral da Ebserh, Marcus Vinicius Braga, o concurso - que já está em sua segunda edição -, é uma forma de incentivo e fomento a boas ideias implementadas na estatal. “Todas as unidades passam e passarão por desafios para implementar o controle, mas quando há experiências de sucesso, o ideal é que elas sejam compartilhadas com toda a Rede. A ideia do concurso é buscar práticas simples, inovadoras e inteligentes para todas as equipes procurem aplicá-las dentro do seu ambiente de trabalho”, destacou.
Vencedores
Categoria: Aprimoramento de Processos Finalísticos Assistenciais
A iniciativa "Sistema LEC - Lista de Espera Cirúrgica e APAC", desenvolvido no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), foi a vencedora. A prática foi criada para padronizar e qualificar a gestão das listas de espera por cirurgias eletivas.
Em segundo lugar, está a plataforma digital de automação e monitoramento de atividades no setor de farmácia hospitalar chamada "Power Apps SFH-HUAC, criada no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG).
A terceira posição ficou com o Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap) e a prática “Plugin de alerta de Paciente com Alergia”, que exibe um alerta visual imediato informando que o paciente possui alergias.
Categoria: Aprimoramento de Processos de Suporte Gerencial e Administrativo
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) conquistou a primeira colocação, com: “Sistema CotaX: Uma nova cultura de consumo consciente no HC-UFMG”, um modelo de controle de cotas de materiais.
A segunda posição também foi do HC-UFMG, com: “Gestão de riscos inteligente: aplicação de inteligência artificial em um Hospital Universitário Federal", que prevê a aplicação de IA para apoiar e otimizar a etapa de identificação de riscos inerentes, utilizando como base os processos mapeados na Cadeia de Valor da Ebserh.
A terceira proposta vencedora, desenvolvida no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), se dedica a monitorar a taxa de perdas de medicamentos para racionalizar o consumo e a etapa de programação para aquisição e foi nomeada como “Gerenciamento de perdas de medicamentos por vencimento no HU-UFPI".
Categoria: Aprimoramento de Processos de Ensino e Pesquisa
O primeiro colocado se trata de iniciativa que utiliza a simulação in situ como estratégia de gestão de riscos e capacitação interprofissional no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE). Essa aplicação é educacional e baseada na execução de cenários realistas diretamente no ambiente de trabalho, envolvendo equipes reais e recursos do próprio setor e foi denominada "Simulação In Situ como Estratégia de Gestão de Riscos e Capacitação Interprofissional no HC-UFPE/Ebserh".
A segunda colocação foi ocupada por um projeto do HC-UFMG que visa a redução dos erros de omissão na administração de medicamentos: "Administração de Medicamentos sem Danos: Um Projeto de Boas Práticas para a Qualificação de Profissionais".
O terceiro vencedor foi um projeto do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA) para desenvolver competências informacionais que foi chamado de "Acesso à Informação em Saúde: Desenvolvimento de Habilidades Informacionais na BVS HUPES".
Concurso de Boas Práticas
O objetivo da premiação é estimular, reconhecer e disseminar as melhores ações de controle que estejam relacionadas a melhorias na eficiência operacional, transparência, integridade, gestão e governança, tanto na administração central quanto nos hospitais sob a gestão da rede.
Os critérios de avaliação das comissões julgadoras são baseados na criatividade e inovação, aplicabilidade, replicabilidade, prevenção e risco, valor agregado e monitoramento, custo-benefício e formalização. Estão aptos a participar do concurso as unidades da Sede da Ebserh e dos hospitais universitários, podendo cada unidade enviar até três experiências em cada categoria a ser avaliada, totalizando nove submissões.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Geovana Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh