Galeria de Imagens
38º CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO
Ebserh compartilha experiências tecnológicas, assistenciais e jurídicas em um dos maiores eventos de saúde pública do Brasil
Brasília (DF) – O Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), desenvolvido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi tema de palestras durante o 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. O evento ocorreu na cidade de Santos entre os dias 9 e 11 de abril, com o tema central “A nova Gestão Municipal na Era Digital”.
O encontro reuniu gestores de diversas esferas governamentais, instituições de ensino e pesquisa, representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), além de técnicos da saúde para discutir como as inovações tecnológicas podem ser aplicadas para trazer melhorias na experiência dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, participou do Seminário “Saúde Digital”, junto com a secretária municipal de Saúde de Recife, Luciana D’Angelo e a assessora técnica de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES), Maria Cristina de Andrade.
Chioro citou o AGHU, usado para otimizar a administração de todos os setores destas unidades, abrangendo desde o controle de estoques até o prontuário dos pacientes. O gestor falou ainda sobre o HU Digital, plataforma que permite aos usuários dos hospitais geridos pela estatal a consulta dos seus registros na unidade hospitalar, como resultados de atendimentos e exames.
Outro tópico abordado por Chioro foi o conjunto de possibilidades de que a IA oferece na qualificação do cuidado no setor público de saúde, tendo como foco as ferramentas dos projetos os quais a Ebserh está à frente e como elas facilitam o dia a dia de profissionais, pacientes e administradores.
“Hoje nós temos a capacidade de digitalizar uma peça, e alguém a 1.500km pode laudar e garantir um diagnóstico qualificado. Para além do cuidado individual e da proteção coletiva, é fundamental para os gestores se apropriar de inteligência e gestão de dados. Nosso sistema de aplicativos permite ao farmacêutico, ao receber a prescrição, a partir de uma base de dados com mais de 90 milhões de casos, trazer alertas de dosagem e diagnóstico”, completou o presidente da Ebserh.
Em outros momentos do Congresso, o diretor de Tecnologia da Informação, Giliate Coelho Neto, debateu ‘A Inteligência Artificial no SUS’ e ‘Saúde Digital’. A diretora de Atenção à Saúde, Lumena Furtado, discutiu sobre ‘Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas’ e “Apoio Matricial: uma estratégia para a produção do Cuidado em Rede”. Já o coordenador da Consultoria Jurídica (Conjur), Thiago Campos, tratou sobre “Contratação Complementar de Serviços de Saúde: aspectos legais, técnicos e operacionais”.
O 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo foi realizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), com o apoio do Ministério da Saúde.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Raoni Santos
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh
Com informações do COSEMS/SP