Galeria de Imagens
EBSERH EM AÇÃO | AGORA TEM ESPECIALISTAS
Dia E no Hupes-UFBA: 1.744 atendimentos especializados foram realizados no último sábado (13)
Salvador (BA) - O Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (Hupes-UFBA) e administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), concluiu o mutirão do ‘Dia E – Ebserh em Ação’ com 1.744 atendimentos realizados no último sábado (13). A iniciativa, feita em parceria com o Programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS), aconteceu nos 45 Hospitais Universitários Federais da Rede com o objetivo de ampliar o acesso a serviços especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a ação, foram realizados atendimentos em diversas especialidades cirúrgicas, como cirurgia geral, pediátrica, cardíaca, plástica e urológica, além de procedimentos de radiointervenção e exames de imagem, incluindo tomografia, raio X, ressonância magnética, densitometria óssea e mamografia. Também foram oferecidos exames laboratoriais e oftalmológicos. Essa quantidade foi maior do que a primeira edição do mutirão de 2025, realizada em 5 de julho.
Esse resultado reflete o esforço de profissionais para ampliar e qualificar os serviços oferecidos. Segundo o superintendente do Hupes-UFBA, José Valber Meneses, a ação mobilizou toda a instituição e reforçou o compromisso com o atendimento à população e com o ensino em saúde. “O Hupes-UFBA vem participando dos mutirões do Ebserh em Ação com números expressivos que retratam um avanço na qualidade do atendimento à população. Nesta que é a maior edição de mutirão da história do SUS, realizamos atendimentos entre cirurgias e exames de laboratório e de imagem. Essa iniciativa reforça o compromisso da Ebserh com a sociedade, ampliando o acesso e contribuindo com a formação qualificada dos profissionais de saúde”, destacou.
Pela saúde pública
Representando o Governador da Bahia, o Subsecretário da Saúde do estado, Paulo Barbosa, destacou o impacto da ação para a saúde da população. “O mutirão é fundamental para que a gente possa alcançar as metas propostas, fazendo com que a atenção especializada chegue a quem precisa”, afirmou. Barbosa também elogiou a atuação conjunta entre as instituições envolvidas: “Queria parabenizar a Ebserh, o Ministério da Saúde, o Hupes e a Maternidade Climério de Oliveira, que também está participando dessa ação. Acho que é assim que vamos cumprindo etapas importantes para tornar esse Programa cada dia mais vitorioso”, concluiu referindo-se ao Agora Tem Especialistas.
A chefe da Divisão da Diretoria de Atenção à Saúde da Ebserh, Ana Karina Cerdeira, também esteve presente na ocasião e destacou o papel dos Hospitais Universitários no fortalecimento do SUS e o esforço coletivo envolvido na Rede. “Foram mais de três mil pessoas, entre trabalhadores, estudantes, graduandos, residentes, executando esses procedimentos para diminuir as filas para todos os nossos usuários”, disse.
A diretora do Departamento de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde do Ministério da Saúde, Aline de Oliveira Costa, ressaltou a articulação entre diferentes esferas de governo e instituições para o fortalecimento do acesso a serviços de saúde. “É fundamental a integração do Ministério da Educação, Ministério da Saúde e toda a rede Ebserh, junto aos estados e municípios, para que a gente diminua o tempo de espera e melhore a qualidade de vida das pessoas que usam o SUS”, afirmou. Complementando essa perspectiva, José Silvino, representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), apontou que essa ação representa um “momento importante para o SUS e para aquilo que o Sistema representa: um serviço humanizado. Ter mais especialistas é o sonho de qualquer usuário”.
Atendimento especializado
O ‘Dia E – Ebserh em Ação’ é uma resposta concreta para os usuários do SUS que estão aguardando o atendimento especializado. Durante o mutirão, pacientes compartilharam suas histórias e relataram a importância desta ação para o acesso à saúde. É o caso de Arthur, de 8 anos, que passou por uma biópsia renal durante a ação. Sua mãe, Juliane Pereira, contou que ele estava há dois meses na fila de espera para o procedimento, necessário para a investigação de lúpus. “Com essa biópsia, a gente espera fechar o diagnóstico do Arthur e poder começar o tratamento, para dar uma qualidade de vida melhor pra ele”, contou Juliane.
Ele já é acompanhado pelo Hupes-UFBA há sete anos. “Arthur já faz tratamento oftalmológico aqui, já teve várias cirurgias e passou por muitos procedimentos. Em nenhum momento soltaram a nossa mão. O Hospital sempre deu suporte do início ao fim. Estar aqui me passa muita segurança porque sei que é um Hospital completo, com todas as especialidades”, relatou Juliane.
Outro destaque do mutirão foi a realização de quimioembolizações, procedimento direcionado a pacientes com um tipo específico de câncer no fígado (chamado carcinoma hepatocelular). Segundo ressaltou Victor Barreto, médico especialista em radiologia intervencionista, a fila para esse tratamento foi zerada durante a ação. “Até pouco tempo atrás, tínhamos mais de 30 pacientes aguardando. Com o mutirão, conseguimos zerar essa fila”.
Esforço nacional
Esta segunda edição do Dia E em 2025 foi realizada no mês de celebração pelos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa mobilização, a Rede Ebserh registrou mais de 29 mil atendimentos realizados em todo o país, superando os 12.464 da primeira edição do mutirão deste ano, realizada em 5 de julho. Para dezembro, mês de aniversário dos 14 anos da Ebserh, está sendo programada mais uma edição do mutirão em rede.
Sobre a Ebserh
O Hupes-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo, com edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh