Galeria de Imagens
EBSERH EM AÇÃO | AGORA TEM ESPECIALISTAS
Dia E na MCO-UFBA: mais de 1700 procedimentos foram ofertados neste sábado (13)
Salvador (BA) - A Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA), administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), concluiu o mutirão do ‘Dia E – Ebserh em Ação’ com 1755 procedimentos realizados no último sábado (13). A iniciativa, feita em parceria com o Programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS), aconteceu nos 45 Hospitais Universitários Federais da Rede com o objetivo de ampliar o acesso a serviços especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O subsecretário da Saúde da Bahia, Paulo Barbosa, esteve presente no mutirão da MCO-UFBA e, em seu discurso, destacou o compromisso do governo federal de levar a atenção especializada às pessoas que precisam: “A Maternidade está fazendo ações concretas, realizando consultas e procedimentos que fazem com que a gente torne uma realidade que a atenção especializada chegue à população”, declarou.
A chefe da Divisão da Diretoria de Atenção à Saúde da Ebserh, Ana Karina Cerdeira, ressaltou que em toda a rede Ebserh foram programados mais de 29mil procedimentos, envolvendo mais de 3mil pessoas: “São trabalhadores(as), estudantes de graduação e residentes que estão contribuindo para que esse mutirão aconteça”, ressaltou a gestora.
O vice-reitor da UFBA, Penildon Silva Filho, esteve na unidade e registrou o orgulho que a Reitoria tem dos hospitais universitários: “nós temos a comprovação de que é possível alinhar a assistência à saúde da população, através do Sistema Único de Saúde, com a formação dos nossos alunos, com a pesquisa e com a extensão”, registrou.
Também presente no Dia E, a diretora do Departamento de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde do Ministério da Saúde, Aline de Oliveira Costa, falou sobre o compromisso do programa: “O programa Agora tem Especialistas é o maior esforço do governo brasileiro para redução do tempo de espera das filas e a MCO-UFBA é estratégica para a gente trabalhar essa redução do tempo de espera especialmente no atendimento às mulheres”, disse.
Atendimentos realizados
Durante a ação, foram realizadas cirurgias de laqueadura, exames de coleta laboratorial, de imagem, consultas com especialistas a exemplo de mastologistas, clínica médica, planejamento reprodutivo e consultas multiprofissionais.
Esse resultado reflete o esforço de profissionais para ampliar e qualificar os serviços oferecidos. Segundo a superintendente da Maternidade, a ação mobilizou toda a instituição e reforçou o compromisso no atendimento à população. “Mobilizamos profissionais de todas as áreas da instituição e estamos atuando para apoiar a população no acesso à saúde e no diagnóstico para proporcionar à população baiana o cuidado que ela precisa e merece”, enfatizou.
Pela saúde pública
O ‘Dia E – Ebserh em Ação’ é uma resposta concreta para os usuários do SUS que estão aguardando o atendimento especializado. Durante o mutirão, pacientes compartilharam suas histórias e relataram a importância desta ação para o acesso à saúde. É o caso de Joelma Teixeira, que conseguiu marcar diversos exames de ultrassonografia para o mesmo dia: abdome total, mama, vias urinárias, transvaginal e preventivo. “já tinha muito tempo que eu precisava fazer esses exames e não conseguia, foi ótimo conseguir fazer tudo no mesmo dia e o atendimento foi ótimo e muito organizado”, disse Joelma.
Esta segunda edição do Dia E em 2025 foi realizada no mês de celebração pelos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa mobilização, a Rede Ebserh programou realizar mais de 29 mil atendimentos em todo o país, superando os 12.464 da primeira edição do mutirão deste ano, em 5 de julho. Para dezembro, mês de aniversário dos 14 anos da Ebserh, está sendo programada mais uma edição do mutirão em rede.
Sobre a Ebserh
A MCO-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo e Lidiane Borges, com edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh