Notícias
MELHORIA
Datacenter Contêiner e Central de Dietas são inaugurados no Humap
Campo Grande (MS) - O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) inaugurou, nesta quinta-feira, 10, dois importantes serviços para a unidade hospitalar, uma na área de tecnologia da informação (TI) e outra na parte de nutrição. Os investimentos nos dois serviços são oriundos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação responsável pela gestão do hospital em parceria com a UFMS.
Além das melhorias na parte estrutural da unidade, o presidente da estatal, professor Newton Lima, destacou os benefícios da ampliação da força de trabalho no hospital e em toda a rede Ebserh. “Essa união de esforços entre servidores públicos, professores dos nossos cursos de saúde, com aqueles que chegam por concurso público, tem feito a diferença e dado a oportunidade de termos mais residências médicas, mais pós-graduação e ampliação oferta de serviços assistenciais hospitalares”, salientou.
Em relação à TI, foi colocado em operação o contêiner datacenter (CDC), equipamento que permite agregar ao Humap um centro de dados moderno, sem a necessidade de obras prolongadas ou intrusivas que atrapalhem a rotina. Trata-se de uma solução modular de rápida implantação, longa durabilidade e tolerante a desastres, sendo econômica em relação a salas convencionais
Na área assistencial, foi inaugurada a nova Central de Distribuição de Dietas, antigo Setor de Nutrição, readequado conforme orientação da Vigilância Sanitária. Além de abrigar o refeitório para os funcionários, no local serão realizadas as dietas líquidas e enterais (em que a ingestão se dá por meio de uma sonda nos pacientes), e ainda recebidas as refeições produzidas pela empresa responsável para serem distribuídas nas enfermarias, Centro de Terapia Intensiva e Centro Cirúrgico.
Para a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Célia Maria Silva Correa Oliveira, a nova unidade “além de atender uma determinação do Ministério Público Estadual, a nova central concretiza um antigo anseio da comunidade do HU, amenizando os problemas enfrentados pelo antigo setor de nutrição.”
Já o superintendente do Humap, Cláudio Wanderley Luz Saab, ressaltou as melhorias conquistadas pela unidade. “É um momento muito importante da escada gradativa de construção de toda a reestruturação de nosso hospital”.
Datacenter
O contêiner datacenter, testado e certificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é equipado com nobreaks modulares, gerador e sistema de gás para combate a incêndio, os quais possuem a função de proteger as informações referentes a procedimentos clínicos e administrativos do hospital contra riscos físicos e falta de energia.
Já foram adquiridos 23 contêineres, tendo sido entregues 15 unidades. 12 CDCs já estão em pleno funcionamento, atendendo 12 hospitais e duas maternidades. Para estes datacenters, incluindo a parte da elaboração do projeto, foram investidos mais de R$ 26,4 milhões. Este ano, há previsão de se inaugurar nove CDCs e um datacenter indoor (sala cofre), que atenderá a mais 12 unidades hospitalares da rede Ebserh.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh