Notícias
COMPROMISSO INSTITUCIONAL
Corregedoria-Geral da Ebserh integra Fórum Nacional de Corregedorias de Estatais em evento promovido pela Petrobras
Brasília (DF) - A Corregedoria-Geral da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), representada pelo Corregedor-Geral, Reonauto Souza Júnior, participou da fundação do Fórum Nacional de Corregedorias das Empresas Estatais. A iniciativa ocorreu durante o 1º Seminário Petrobras de Direito Administrativo Sancionador, realizado no Rio de Janeiro entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2025.
O evento, promovido pela Petrobras, reuniu corregedores, dirigentes e especialistas em integridade e responsabilização para discutir temas como: boas práticas em atividades correcionais nas estatais, inovações no Direito Administrativo Sancionador, enfrentamento ao assédio moral e sexual e fortalecimento da cultura de integridade nas empresas públicas e sociedades de economia mista. Durante o seminário, foi assinado o Protocolo de Intenções que instituiu formalmente o Fórum Nacional de Corregedorias das Empresas Estatais, consolidando um espaço permanente de cooperação técnica, intercâmbio de experiências e aprimoramento da gestão correcional no âmbito do setor público empresarial.
Além da Ebserh, compõem o Fórum as seguintes instituições: Petrobras, BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste do Brasil, Codevasf, Dataprev, Autoridade Portuária de Santos, Embrapa, Serpro, Infra S.A. e Grupo Hospitalar Conceição (GHC). De acordo com o regulamento aprovado, o Fórum tem por finalidade desenvolver e fortalecer os princípios de gestão correcional nas empresas estatais, promover a capacitação dos profissionais da área, debater continuamente temas relevantes, como corrupção, conflito de interesses e assédios moral e sexual, além de harmonizar procedimentos e fluxos de trabalho com base nas diretrizes da Corregedoria-Geral da União (CGU), órgão central do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal.
A adesão da Ebserh ao Fórum se deu de forma voluntária e gratuita, reforçando o compromisso institucional da estatal com a governança, a ética, a transparência e o aprimoramento contínuo das atividades correcionais. Segundo o Corregedor-Geral da Ebserh, Reonauto Souza Júnior, a participação no Fórum representa “um marco de integração e fortalecimento da atuação das corregedorias das estatais federais, contribuindo para o desenvolvimento de uma rede colaborativa voltada à prevenção de irregularidades e à consolidação de uma cultura de integridade no setor público”. A adesão da Ebserh ao Fórum concretizou-se com a assinatura do termo pelo Corregedor-Geral da Ebserh, em ato praticado por delegação de competência conferida pelo Presidente da Empresa.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh