Notícias
HUMANIZAÇÃO
Alegria das festas juninas são vivenciadas em Hospital Universitário no Maranhão
São Luís (MA) - Tradicionalmente o mês de junho tem uma magia diferente no Maranhão, onde o colorido das indumentárias dos grupos de bumba meu boi e de outras apresentações culturais invadem as ruas transformando todos os espaços num grande arraial em homenagem aos dias dos santos católicos: Santo Antônio, São João, São Pedro, e São Marçal celebrados em 13, 24, 29 e 30 de junho, respectivamente. Esse último é comemorado só no Maranhão e encerra as festividades do mês de junho.
Nesse ambiente festivo, os profissionais de vários setores do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) se esforçaram para que um pouco dessa energia adentrasse os muros da instituição, trazendo alegria aos pacientes que, por um momento, se permitiram esquecer as dores e dificuldades para se tornar parte dessa festa. Todo o mês de junho foi marcado por atividades e programações voltadas para as festividades juninas
Por esse motivo as terapeutas ocupacionais da Internação Pediátrica envolveram pacientes e acompanhantes na confecção dos enfeites que coloriram os corredores do hospital. A terapeuta ocupacional Ângela Cecim, destacou a importância de atividades lúdicas envolvendo datas comemorativas, principalmente com as crianças internadas por um grande período pois, além de contribuir com o desenvolvimento neuropsicomotor, essas atividades também dão continuidade ao desenvolvimento social, o que desvia o foco do processo de adoecimento tornando os momentos mais prazerosos e colaborando com a recuperação.
O Setor de Hemodiálise, por sua vez, acrescentou grandes doses de alegria à cansativa rotina dos que precisam permanecer 4h na máquina hemodialítica para sobreviver. Na ocasião, os pacientes puderam confeccionar enfeites para decorar o setor, participar de brincadeiras típicas e também assistir belas apresentações de Bumba meu Boi, dança que é uma das marcas registradas da cultura maranhense no período.
Já a Unidade de Humanização, em parceria com a Unidade de Apoio Operacional, também preparou uma programação especial para todos os pacientes internados nas duas unidades hospitalares. As atrações tiveram a participação de vários grupos culturais voluntários, que seguiram em cortejo pelos corredores da instituição e puderam ser recompensados de imediato ao sentir a emoção e alegria dos pacientes e acompanhantes evidenciadas em cada sorriso.
Para fechar a programação com chave de ouro foi realizado o encerramento do Concurso de Rainha e Rei Caipira HU-UFMA 2016. Sete profissionais concorreram aos títulos e juntos arrecadaram mais de R$ 1 mil, valor que será destinado para a compra de brinquedos para a comemoração do dia das crianças dos pequenos internados na Unidade Materno Infantil. O representante do Ambulatório, Pablo Ricardo Ramalho Leite e a representante a ala A da Pediatria, Cleudiane Dias Silva, foram os vencedores.
Mas a animação não parou por aí. A véspera do dia de São Pedro continuou animada, desta vez pelos colaboradores dos setores administrativos da Unidade Presidente Dutra, que se uniram para organizar uma bela confraternização. Com a colaboração de todos os setores foi organizado um farto lanche junino que junto às canções e trajes típicos do período oportunizaram um grande momento de integração para aqueles que diariamente se empenham para oferecer o suporte e a estrutura que permitem que ensino e a assistência à saúde sejam realizados.
Assim, o mês de junho se despede deixando uma marca de alegria e renovação de energias em todos os ambientes da instituição que em meio a difícil rotina de recuperação da saúde também permitiu a vivência uma das festas mais bonitas do Brasil, o São João do Maranhão.
Com informações do HU-UFMA