Galeria de Imagens
TECNOLOGIA
AGHU se integra ao SUS Digital e fortalece o prontuário único do cidadão
Brasília (DF) – O Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), desenvolvido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), agora está integrado ao SUS Digital Profissional, por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Essa integração viabiliza o acesso direto, dentro do AGHU, a informações clínicas consolidadas de pacientes atendidos em diversas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o território nacional.
Com isso, médicos, enfermeiros e demais profissionais da assistência passam a contar com um prontuário único do cidadão, que reúne dados sobre vacinas, exames, internações e procedimentos, independentemente do local onde foram realizados. A medida fortalece a continuidade do cuidado, melhora a segurança do paciente e reduz retrabalho e desperdícios, como a repetição desnecessária de exames.
“A integração do AGHU à RNDS é um passo importante na direção de um prontuário único do cidadão no SUS. A iniciativa permite que os profissionais de saúde tenham acesso, de forma mais ágil, a informações clínicas relevantes registradas na Atenção Básica e em outros pontos da rede”, afirma o diretor de Tecnologia da Informação da Ebserh, Giliate Coelho Neto.
A integração foi homologada e teve seu funcionamento testado com sucesso no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB). A expectativa é que até o final de 2025 todos os 45 hospitais da Rede Ebserh estejam utilizando a funcionalidade.
“Integrar o AGHU à RNDS representa um avanço significativo, pois viabiliza o intercâmbio seguro e estruturado de informações entre diferentes níveis de atenção e instituições de saúde. No entanto, esse processo exige a superação de desafios tecnológicos relevantes, como a padronização de dados, a conformidade com padrões nacionais de informação em saúde, a maturidade dos sistemas locais e a segurança na troca de informações sensíveis”, explica o chefe do Serviço de Arquitetura de Sistemas, Diego Almeida.
A iniciativa está alinhada ao Plano de Negócios 2024-2028 da estatal, que estabelece como um de seus objetivos estratégicos a contribuição efetiva para a transformação digital do SUS, reforçando seu compromisso com os princípios de Responsabilidade Ambiental, Social e de Governança (ASG).
A integração do AGHU ao SUS Digital também dá concretude à Estratégia de Saúde Digital do Brasil 2020–2028, promovendo a informatização da saúde pública, a interoperabilidade entre sistemas e o cuidado centrado no cidadão.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh