Notícias

Tecnologia

Ações da Ebserh na área de transformação digital são destaque em seminário nacional

Evento online da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) discutirá a informatização dos hospitais da Rede, sistemas de gestão hospitalar e desafios gerados pela tecnologia na área de apoio à gestão da saúde
Publicado em 19/11/2021 11h51
19112021 Ações da Ebserh na área de transformação digital são destaque em seminário nacional.jpg

Ebserh abordará a evolução da 10ª versão do Sistema AGHU, o AGHUX

Brasília (DF) – Visando estimular discussões sobre avanços e desafios na área de transformação digital, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) organiza seminário durante o Fórum RNP 2021. A iniciativa, denominada “Seminário Ebserh sobre Transformação Digital na Saúde”, acontecerá na próxima terça-feira, 23 de novembro, e trará painéis com profissionais referência em suas áreas para discutir temas atuais como segurança cibernética, sistemas de gestão hospitalar, uso de dados pessoais em hospitais universitários.

Os interessados podem acessar a programação e realizar a inscrição no seguinte link. O seminário terá duração das 9h às 17h50. Os inscritos podem participar de todos os painéis ou realizar acesso no momento de um tema específico. A inscrição é gratuita.

“A Ebserh mais uma vez busca discutir temas essenciais que impactam a jornada hospitalar do paciente SUS e o potencial oferecido pela tecnologia da informação para melhorar essa jornada. Todos os colaboradores da Ebserh são convidados a participar. Um sistema de gestão hospitalar, por exemplo, impacta na rapidez e eficiência do atendimento e da gestão, auxilia o médico e o gestor do hospital na tomada de decisão”, explica a diretora de Tecnologia e Informação da Ebserh, Simone Scholze, que coordena o evento e proferirá palestra no Painel 2 para abordar a evolução da 10ª versão do Sistema AGHU, o AGHUX.

Sobre o evento

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) realiza anualmente o Fórum RNP, encontro que aborda assuntos políticos e estratégicos do setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com o olhar no futuro das redes e infraestrutura de tecnologia que compõem o sistema nacional de CT&I. A partir dessa temática, promove um amplo debate sobre o uso e a gestão das TIC para finalidade de ensino, pesquisa, inovação, saúde, cultura e defesa. A programação conta com atividades de 22 a 26 de novembro.

Este ano, o Fórum RNP 2021 une-se ao X Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTms) e ao XVIII Congresso Brasileiro de Informática e Saúde (CBIS), formando o maior congresso de saúde digital da América Latina.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.

Coordenadoria Comunicação Social da Rede Ebserh/MEC