Sobre

O Ebserh em Ação é um esforço nacional em que toda a rede atua, durante todo o ano, de forma conjunta, com o objetivo de ampliar a oferta de atendimentos especializados para diminuir a fila do SUS e, consequentemente, reduzir o tempo de espera da população por cirurgias, exames e consultas com especialistas. Até setembro de 2025, já foram realizados mais de 166 mutirões nos hospitais da Rede Ebserh em todo o país, além de turnos extras e a atuação de diversos profissionais da área da saúde, administrativos, estudantes, residentes e equipe de apoio operacional.
A iniciativa é alinhada ao Programa Agora tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde (MS), e alinhado aos gestores municipais e estaduais. Trata-se de uma ação estratégica para a estatal, reconhecendo a importância dos HUFs na qualificação e ampliação da assistência à saúde no SUS.
Com foco em áreas prioritárias do Agora Tem Especialistas, como oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia, O Ebserh em Ação é realizado nas cinco regiões do país, conforme as demandas de cada localidade. A iniciativa reforça o compromisso com a formação profissional, com o atendimento humanizado e com as necessidades da população.
Para marcar o Ebserh em Ação e avançar ainda mais no atendimento e redução do tempo de espera da população por algum tipo de atendimento especializado, foi implementado o Dia E, um mutirão nacional simultâneo em todos os hospitais da Rede, em que os esforços são redobrados.
Em 2025, foram realizadas duas edições, sendo uma 5 de julho e outra em 13 de setembro. Dentre os procedimentos ofertados constaram cirurgias de média e alta complexidade, consultas especializadas e exames de imagem, como radiologia convencional, ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, mamografia, endoscopia, colonoscopia e biópsias.
Total da primeira edição – 12.464 procedimentos
Total da segunda edição – 34.290 procedimentos

O segundo Dia E contou com a participação de oito ministros, secretários de estado, parlamentares, prefeitos, conselheiros de saúde e diversas outras autoridades das três esferas de governo.
O terceiro Dia E está previsto para o dia 13 de dezembro.