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Você está aqui: Página Inicial Serviços Solicitar o uso e reprodução de imagens da ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

Solicitar o uso e reprodução de imagens da ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

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Meio Ambiente e Clima

Autorizações, Anuências e Licenças > Autorizações
Solicitar o uso e reprodução de imagens da ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
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Última Modificação: 24/11/2025
  • O que é?

    Permite ao cidadão solicitar o uso e a reprodução das imagens de recursos hídricos de forma gratuita.

    As imagens concedidas não podem ser modificadas, vendidas ou distribuídas objetivando lucro.

    https://www.gov.br/ana/pt-br/centrais-de-conteudos/imagens/banco-de-imagens

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Qualquer pessoa física ou jurídica com acesso à internet.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Acessar o banco de imagens e selecionar

      Os interessados escolhem as imagens, no Banco de Imagens da ANA, e se identificam para solicitar o uso.

      Para acessar os serviços oferecidos pelo SophiA, é necessário realizar o Login, ou seja o acesso com o número do Código, Matrícula ou Login do usuário + Senha fornecida pela biblioteca/unidade de informação, para tanto acessar no menu principal a opção Entrar.

      Canais de prestação

        Web : 

      https://biblioteca.ana.gov.br/sophia_web/

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Horário de atendimento:  segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

      Telefones: (61) 2109-5153, (61) 2109-5396.

      E-mail: biblioteca@ana.gov.br

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Verificar orientações sobre uso da imagem e obrigatoriedade do crédito

      O sistema disponibiliza o link das imagens para download e a licença de uso, via e-mail.

       Ao utilizar a foto, o crédito é obrigatório. (Fotógrafo/ Banco de Imagens ANA).

      Canais de prestação

        E-mail : 

      O usuário recebe o link no email indicado.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Horário de atendimento:  segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

      Telefones: (61) 2109-5153, (61) 2109-5396.

      E-mail: biblioteca@ana.gov.br

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Atendimento imediato

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Horário de atendimento:  segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

    Telefones: (61) 2109-5153, (61) 2109-5396.

    E-mail: biblioteca@ana.gov.br


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Sem validade.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Participar de processo de Consultas Públicas, Audiências Públicas e outras formas de participação no âmbito da ANA
  • Obter a Regularização do Uso da Água de Domínio da União
  • Certificado de Avaliação de Sustentabilidade de Obras Hídricas
  • Cobrança pelo Uso da Água de Domínio da União
  • Fazer a Declaração de Uso de Recursos Hídricos (DURH)
  • Participar de Capacitação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, Saneamento Básico e Segurança de Barragens
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: autorização imagem águaANA
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