Notícias
INTERNACIONAL
Advogado-geral da União discute agenda de cooperação com a FAO
Jorge Messias discutiu com representantes da FAO como a AGU pode apoiar iniciativas da agência - Foto: Ascom/AGU
O advogado-geral da União, Jorge Messias, em encontro nesta sexta-feira (5) com o diretor-geral adjunto da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Godfrey Magwenzi, discutiu formas pelas quais a AGU pode apoiar as iniciativas da instituição internacional. O encontro aconteceu na sede da FAO em Roma, na Itália.
Messias apresentou a Advocacia-Geral da União (AGU) ao diretor e demais representes da FAO presentes na reunião. “Os oito mil advogados públicos da Advocacia-Geral estão presentes em todos os estados brasileiros, prestando assessoria aos órgãos federais”, explicou.
A agenda do advogado-geral da União na Itália, incluindo o encontro desta sexta-feira, reforça o compromisso do governo brasileiro com a FAO. “O Governo Federal está engajado com o multilateralismo e as agendas de combate à fome e promoção da agricultura sustentável”, apontou Messias. Graças a esse esforço, recordou o ministro da AGU, o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome em 2025.
Pronaclima
No encontro, o ministro Messias falou sobre o trabalho realizado pela Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e do Meio Ambiente (Pronaclima), criada no início de sua gestão. O diretor-geral adjunto da FAO, que também comanda o gabinete do diretor geral da agência, demonstrou interesse na troca de experiências com a procuradoria, especialmente em temas como mensuração de danos climáticos e ambientais.
Outras frentes de atuação da AGU, como o serviço de consultoria jurídica e o trabalho pela regularização fundiária de comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas, também despertaram o interesse de Godfrey Magwenzi. Ele destacou a importância da atuação transversal dos sistemas de assistência jurídica.
Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU