Notícias
CAPACITAÇÃO
Advogado-geral da União defende papel da educação no fortalecimento da democracia
Ministro Jorge Messias participa abertura do MBA na sede da Fundação Getúlio Vargas - Foto: Emanuelle Sena/AscomAGU
O advogado-geral da União, Jorge Messias, defendeu o papel da educação e da pesquisa acadêmica como ferramenta para o fortalecimento da democracia face aos novos desafios da era digital. A defesa foi feita durante participação, nesta terça-feira (11/03), no lançamento do MBA em Comunicação Digital e Defesa da Democracia, em Brasília. O curso é fruto de parceria entre a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem como objetivo capacitar profissionais e servidores públicos.
"Damos início a um curso que foi muito planejado a partir de uma visão que nós temos da necessidade de o Estado brasileiro ser dotado de novas estruturas e institucionalidades, para capacitar os nossos servidores com novas competências e habilidades necessárias para algo que eu reputo fundamental: a defesa da democracia", ressaltou Messias.
Segundo ele, "o caminho é a educação, o caminho é o investimento em pesquisa, o caminho é o investimento no fortalecimento das instituições do Estado brasileiro para a defesa da nossa democracia”.
A aula inaugural, realizada na FGV Brasília, contou com a presença de autoridades, juristas, acadêmicos e especialistas para debater a governança digital e os desafios da regulação das plataformas digitais.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, proferiu a aula magna de início do curso.
Também estiveram presentes a ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e conselheira do Observatório da Democracia, Edilene Lôbo, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e o diretor da Escola de Comunicação da FGV, Marco Ruediger, que compuseram a mesa de abertura.
O curso
O MBA abordará as melhores práticas de comunicação, a análise de dados e a gestão de crises. Os alunos terão acesso a conteúdos aprofundados sobre regulação digital, comunicação estratégica, proteção de dados e democracia na era digital. O objetivo é capacitar servidores e profissionais para lidar com os desafios da era digital, fornecendo ferramentas para o enfrentamento da desinformação e a promoção de um ambiente informativo seguro e democrático.
O público-alvo do curso são profissionais da própria AGU e de outras instituições públicas parceiras como a Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF), Secretaria de Comunicação Social (SECOM-PR), Polícia Federal, Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) e Procuradoria da Fazenda Nacional (PGFN).
Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU