Notícias
CGU participa do XXIX Encontro da Rede de Transparência e Acesso à Informação (RTA) da Ibero-América

O XXIX Encontro da Rede de Transparência e Acesso à Informação (RTA) da Ibero-América ocorreu entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro de 2025, na cidade de Teotihuacán de Arista, no México. A Controladoria-Geral da União (CGU) foi representada pela Diretora de Articulação, Supervisão e Monitoramento do Acesso à Informação, da Secretaria Nacional de Transparência e Acesso à Informação, Cibelle Brasil.
A representante da CGU participou do painel “Inteligência artificial, transparência digital e Human in the Loop (Humano no Circuito)”, destacando o potencial da inteligência artificial generativa para facilitar a compreensão de informações públicas por cidadãos que não dominam o vocabulário técnico da administração pública, nem as ferramentas digitais de transparência. O debate também reforçou que a IA não substitui o trabalho humano, essencial para treinar e validar sistemas, buscando reduzir erros e vieses, garantir accountability e proteger direitos fundamentais.
Também foram apresentados os resultados do Grupo de Trabalho coordenado pela CGU, em parceria com o órgão garantidor do acesso à informação da Cidade de Buenos Aires, incluindo a campanha ibero-americana #TuInfoTuDerecho ("Sua Informação, Seu Direito"). Discutiu-se, ainda, proposta de apoio aos países na melhoria normativa e na adoção de boas práticas que fortaleçam a democratização do acesso à informação, com foco em grupos em situação de vulnerabilidade.
O encontro se consolidou como um importante espaço de intercâmbio de experiências entre países, permitindo a identificação de boas práticas que podem ser replicadas ou adaptadas ao contexto brasileiro.