Notícias
Gestão de Resultados
A ABCD informa que o atleta do ciclismo – estrada RAPHAEL MESQUITA MENDES foi incluído na lista de atletas de suspensão provisória
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), organização nacional antidopagem, comunica que o atleta do ciclismo – estrada RAPHAEL MESQUITA MENDES foi notificado sobre um resultado analítico adverso (RAA), com a imposição de uma suspensão provisória obrigatória com efeito imediato.
A amostra foi coletada em 05 de julho de 2025, durante o Campeonato Brasileiro de Estrada, e retornou um resultado analítico adverso para:
- Clembuterol
A substância está na Lista de Substâncias e Métodos Proibidos 2025 da Agência Mundial Antidopagem (AMA/WADA), classificada como:
S.1 – Agentes Anabolizantes – S1.2. Outros agentes anabolizantes
Os agentes anabolizantes são proibidos em todo tempo (dentro e fora de competição).
O atleta foi notificado sobre o resultado e tem o direito de solicitar a análise da amostra B. Se a análise da amostra B for solicitada e confirmar o resultado da amostra A, o caso será levado adiante como uma violação à regra antidopagem. Se a análise da amostra B não for solicitada, o caso também será tratado como uma violação à regra antidopagem.
Atletas em cumprimento de suspensão provisória ou definitiva não podem participar, de qualquer forma, em competição ou atividade autorizada ou organizada por signatários ou seus filiados, liga profissional ou organização de evento em nível internacional ou nacional ou eventos esportivos financiados por órgãos públicos.
Desde 07 de agosto de 2025, a Coordenação da Gestão de Resultados da ABCD informa sobre as suspensões, provisórias ou definitivas, aplicadas a atletas e pessoal de apoio, por meio de informe da gestão de resultados.
A lista de atletas e pessoal de apoio suspensos, provisória ou definitivamente, pode ser consultada no link a seguir: AQUI