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ENCOMENDAS

Cobrança por encomendas internacionais via SMS é falsa

Receita Federal não manda mensagens para cobrar pagamento para liberar mercadorias; ambiente “Minhas importações” no site dos Correios organiza pagamento de tributos para encomendas internacionais e envia avisos via SMS para cadastrados
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Publicado em 23/07/2024 18h58 Atualizado em 28/07/2024 23h34
Correios não enviam e-mails e nem mensagens de aplicativo por retenções de encomendas em alfândegas

A imagem mostra um funcionário dos Correios montado em uma motocicleta saindo de uma fileira com outras motos paradas no Centro de Distribuição dos Correios em Brasília (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Golpistas estão enviando mensagens falsas simulando um comunicado dos Correios sobre encomendas retidas na alfândega com um link suspeito, que pode representar risco de invasão ou roubo de dados pessoais. A verdade é que os Correios não enviam e-mails e nem mensagens de redes sociais ou aplicativos de mensageria. Além disso, a Receita Federal nunca liga ou manda mensagens para cobrar pagamento para liberar mercadorias. 

A entrega de encomendas importadas não é exclusividade dos Correios e pode ser realizada por outros operadores logísticos. Para as remessas internacionais recebidas pela via postal, o pagamento dos tributos deve ser realizado somente pelo site dos Correios, no ambiente Minhas Importações dos Correios.

No caso de compras realizadas em plataformas que não aderiram ao programa Remessa Conforme da Receita Federal, os Correios avisam por meio de SMS, para clientes cadastrados no ambiente Minhas Importações dos Correios, ou via carta para os demais destinatários de encomenda internacional. O aviso de eventual recolhimento de tributos também fica disponível no rastreamento da encomenda, no site dos Correios, ou no Aplicativo Correios.

De acordo com a Receita Federal, há considerável variedade de golpes relacionados a compras internacionais nos sites de comércio eletrônico. Em vários deles o criminoso envia carta ou boleto falso de cobrança de impostos ou despesas postais, ou pede pagamento por meio de PIX, QRCode, cartão de crédito ou cartão de débito, alegando que seriam necessários para a liberação da encomenda.

Recomendações

Para não cair nos golpes, conheça as orientações da Receita Federal:

Desconfie sempre de qualquer e-mail da Receita Federal que não contenha “@RFB.GOV.BR”, mesmo mensagens por WhatsApp, SMS e sites estranhos. Além disso, qualquer pagamento para a Receita Federal é realizado somente por DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais). A Receita Federal não recebe pagamento de impostos sobre mercadorias importadas por meio de PIX, QRCode, cartão de crédito, cartão de débito etc. Não existe pagamento por depósito ou transferência em conta corrente para a Receita Federal.

Se a encomenda chegou por Transportadora de Remessa Expressa (courier), toda a tratativa deverá ser realizada no site da transportadora contratada. Na dúvida, sempre consulte a lista de “empresas autorizadas a operar na modalidade remessa expressa”.

Os débitos referentes a impostos devidos em Encomendas Internacionais não são “negativados” em instituições como SPC ou SERASA. Antes de realizar qualquer compra, verifique se o site não é falso. Consulte na internet se já existem denúncias ou reclamações referentes ao vendedor. Caso ocorra tentativa de fraude ou extorsão, procure a Delegacia de Polícia Civil especializada para fazer a denúncia.

Comunicações e Transparência Pública
Tags: CorreiosReceita FederalSMS

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