DCTFWeb

Publicado em 12/03/2020 14h20 Atualizado em 06/05/2021 15h57

DCTFWeb

Atenção! No dia 05/05/2021 foi desativada a emissão de DARF Avulso (código de receita 9410) para recolhimento de contribuições previdenciárias para contribuintes obrigados à DCTFWeb.


Após 3 anos de sua criação e de adaptação dos contribuintes à nova sistemática para apuração, confissão e arrecadação das contribuições previdenciárias, a emissão do DARF Avulso foi desativada.


Reforçamos a necessidade da correta prestação das informações no eSocial e na EFD-Reinf e de emissão do DARF pela DCTFWeb. Adicionalmente reitera-se a orientação para não utilização da Guia de Previdência Social (GPS) para o pagamento de contribuições sociais que deveriam estar incluídas no eSocial e/ou EFD-Reinf.


 Prezado(a) contribuinte,

O presente canal se destina a responder dúvidas específicas sobre a DCTFWeb (declaração que trata de tributos previdenciários) e para as quais ainda não exista orientação publicada.

Não devem ser postadas aqui dúvidas relativas à DCTF (ou DCTF PGD), declaração que utiliza programa baixado na máquina do usuário e trata de tributos fazendários.

Antes de enviar o questionamento, solicitamos que leia as Perguntas e Respostas e o Manual de Orientação da DCTFWeb.

A DCTFWeb não faz cálculos de tributos ou deduções, mas apenas recebe os valores constantes nos totalizadores das escriturações:

eSocial (Folha de Pagamentos > Totalizadores > Empregador > Contribuição Previdenciária > Informações consolidadas das contribuições sociais);

 

EFD-Reinf (Eventos Periódicos > Fechamento/Reabertura dos Eventos Periódicos > Informações das bases e dos tributos consolidados por contribuinte).

 

Portanto, questões relativas a cálculos de tributos do eSocial e da EFD-Reinf devem ser direcionadas aos respectivos suportes: 

 

Sempre que possível, anexe imagens de telas da DCTFWeb (prints) ou outros documentos que facilitem a compreensão da dúvida encaminhada.

  

Atenciosamente,

Equipe DCTFWeb