Notícias

Institucional

Colabore com o Chatbot de Remessas Internacionais da Receita Federal

Você pode nos ajudar fazendo perguntas sobre o tema. Não lhe tomará mais que 15 minutos.
Publicado em 08/10/2021 16h09
bot.png

A Receita está desenvolvendo o Chatbot (chat com atendimento robotizado) de Remessas Internacionais que será lançado em breve no site da Receita. O objetivo é que o robô consiga responder corretamente a maior parte das dúvidas sobre o tema.

O robô ainda está sendo treinado e por isso precisa ser acessado várias vezes para que obtenha um melhor resultado. Assim, quanto mais perguntas forem feitas maior será o índice de acerto do robô e mais rápido ele estará apto a ser disponibilizado. Você pode ajudar entrando no ambiente de testes e fazendo perguntas sobre o tema, nesta fase de testes. Para acessar a versão de testes do chatbot, utilize o seguinte endereço: https://chat2.rfb.gov.br/teste/chatbot/

Instruções:

Na primeira tela, clique no balãozinho na parte mais abaixo:

 1.png

Na sequência clique na opção 4 – Remessas Internacionais, conforme figura abaixo.

 2.png

Agora você pode escrever livremente sua dúvida, com suas próprias palavras. Em seguida, clique no símbolo da seta

 3.png

O robô não lhe dará uma resposta imediata, a não ser que você tente ofendê-lo. Neste caso, ele deve reconhecer a ofensa e dar uma resposta adequada. Se isto não acontecer, por favor, nos avise qual expressão você utilizou para que possamos ensinar o robô que aquela frase ou expressão é ofensiva.

Nos demais casos, ele irá lhe oferecer uma lista de opções para que você escolha a mais adequada. Clique na opção que entender apropriada à sua dúvida ou, se nenhuma foi adequada, clique na opção “4”.

 4.png

Você terá uma resposta. Caso ela não seja suficiente, escreva com suas palavras o que ainda gostaria de saber:

 5.png

Mais uma vez o robô lhe apresentará algumas opções. Se uma delas é adequada, clique nela:

 6.png

Caso a(s) nova(s) resposta(s) tenha(m) esclarecido suas dúvidas, basta clicar em “sair" :

 7.png

Caso você não encontre a resposta de alguma dúvida ou queira sugerir qualquer tipo de melhoria, entre em contato conosco. Envie suas sugestões de aperfeiçoamento pelo link: https://forms.office.com/r/DD8zyAqHAa

Procuramos utilizar uma linguagem simples, direta, objetiva. Caso tenha sugestão de simplificá-la ainda mais, não deixe de nos enviar.

A área aduaneira está à frente na iniciativa de desenvolver essa ferramenta. O assunto “remessas internacionais", possivelmente devido à grande popularidade dos sites de “e-commerce”, é o mais demandado da área aduaneira nos canais de atendimento da Receita Federal, razão pela qual foi um dos temas escolhidos como pioneiros.

Testar o chatbot não lhe tomará mais de 10 a 15 minutos. Sua participação é muito importante para atendermos da melhor forma o cidadão. A perda de credibilidade de várias ferramentas dessa natureza decorre principalmente da falta de testes à exaustão antes de seu lançamento. Para não ser mais um caso assim, contamos com sua colaboração: dê uma olhada, faça suas críticas.

Tags: ADUANA