Notícias

Combate à sonegação

Receita Federal e Polícia Federal deflagram operação Harpócrates II

A ação conjunta investiga esquemas de contrabando e descaminho de mercadorias, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
Publicado em 26/05/2021 08h36 Atualizado em 26/05/2021 12h38
Operação Harpócrate II - Site_Prancheta 1.jpg

A Receita Federal do Brasil e a Polícia Federal deflagraram, nesta 4ª feira, 26/05, em Campo Grande e Chapadão do Sul, a segunda fase da operação Harpócrates, com o objetivo de combater os crimes de contrabando e descaminho, de lavagem de dinheiro e de evasão de divisas.

A ação é continuação da operação deflagrada em 21/12/2017. Durante as investigações, identificou-se a continuidade na comercialização de quantidade expressiva de produtos eletrônicos estrangeiros, sem o devido registro de importação. Embora tenham sido identificadas inúmeras notas fiscais eletrônicas destinadas aos investigados, apurou-se que as emissoras dos documentos fiscais são empresas fictícias com sócios “laranjas”, conhecidas como “noteiras”, que são utilizadas para dar aparência de legalidade às aquisições de mercadorias estrangeiras. Os pagamentos aos fornecedores, localizados no Paraguai, eram realizados através de doleiros.

Estão sendo cumpridos, desde as primeiras horas da manhã de hoje, 1 mandado de prisão preventiva,14 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de 2 (dois) imóveis, 3 (três) veículos e valores eventualmente existentes em contas bancárias de quatro investigados.

Participam das ações 8 auditores-fiscais e 12 analistas-tributários da Receita Federal e mais de 62 policiais federais.

O nome da operação faz referência à mitologia grega, na qual Harpócrates representa o deus do silêncio e do segredo, contrastando com a ostentação apresentada por alguns investigados.

O Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, Clóvis Ribeiro Cintra Neto, Delegado da RFB em Campo Grande, participará da coletiva na Superintendência da Polícia Federal em Campo Grande, às 10 horas, situada na Rua Fernando Luiz Fernandes, Nº 322 - Vila Sobrinho - CEP 79110-500 – Campo Grande/MS.

Mais informações podem ser obtidas na Delegacia da Receita Federal em Campo Grande, pelo telefone (67) 3318-7205/7506.

MicrosoftTeams-image (68).png