Notícias

Operação Fumus

Receita Federal, GAECO/RJ e Polícia Federal realizam operação envolvendo fabricação, distribuição e comércio de cigarros

O objetivo é investigar uma organização criminosa que atua na fabricação, distribuição e comércio de cigarros no Estado do Rio de Janeiro.
Publicado em 24/06/2021 10h02
FUMUS-02.jpg

A Receita Federal, o Ministério Público do Rio de Janeiro, a Polícia Federal e com o apoio de outros órgãos federais e estaduais realizaram, na manhã desta quinta-feira (24), a Operação Fumus, com o objetivo de investigar uma organização criminosa que atua na fabricação, distribuição e comércio de cigarros no Estado do Rio de Janeiro.

Foram cumpridos 75 mandados de busca e apreensão em residências e empresas e outros 34 de prisão. A Receita Federal participou com duas equipes, compostas por quatro auditores-fiscais e dois analistas tributários, resultando na apreensão de documentos e equipamentos de mídia.

A Operação Fumus evidenciou a existência de organização criminosa direcionada à prática de crimes de lavagem de dinheiro, extorsão, roubo, corrupção e ilícitos tributários.

A organização criminosa estaria monopolizando a venda e distribuição, de marcas exclusivas, de cigarros em cidades do Estado do Rio de Janeiro.

No que diz respeito aos aspectos tributários, essas empresas se beneficiariam de notas fiscais emitidas, de forma inidônea, que teriam como finalidade a prática contumaz de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

Outro artifício utilizado seria a habitual abertura e fechamento de empresas que teriam como finalidade se manter à margem do controle da autoridade tributária, evitando o recolhimento dos devidos tributos e multas.