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Você está aqui: Página Inicial Serviços Realizar agendamento de visitas ecoturísticas em parques nacionais e outras unidades de conservação da natureza.

Realizar agendamento de visitas ecoturísticas em parques nacionais e outras unidades de conservação da natureza.

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Meio Ambiente e Clima

Pesquisa e Aprendizado > Visitas
Realizar agendamento de visitas ecoturísticas em parques nacionais e outras unidades de conservação da natureza. " Visita a parques nacionais" , " Agendamento de visitas" , " Ecoturismo"
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Última Modificação: 05/10/2025
  • O que é?

    Serviço que possibilita agendar com antecedência e garantir vaga para atividades de ecoturismo, visita ecoturística, recreação na natureza, e outras atividades em contato com a natureza feitas dentro de unidades de conservação que o ICMBio gerencia.

    Esse agendamento está disponível somente para os seguintes parques: Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu, Parque Nacional do Caparaó, Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes, Parque Nacional da Serra da Canastra, Parque Nacional das Emas, Parque Nacional do Iguaçu e Parque Nacional da Serra da Bodoquena. 

    Observação: no Parque Nacional do Iguaçu o agendamento é apenas para visitas com fins educacionais. A compra de ingressos para entrada no Parque e outros serviços pagos continuarão sendo ofertados pela concessionária.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Qualquer pessoa com CPF, como turistas, visitantes locais, estudantes, condutores de visitantes e empresas.

    Pessoas Jurídicas, como agências de viagem e escolas

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar Agendamento da Visita

      Incluir os dados pessoais e outros necessários à solicitação do agendamento.  pedido poderá ser feito para cada pessoa ou para um grupo de pessoas.

       No pedido precisa informar os dados dos visitantes, dia da visita e escolher qual local deseja visitar.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • CPF ou passaporte (se estrangeiro)

      Custos

      • Variáveis
        de acordo com o atrativo desejado.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Acompanhar Solicitação

      Os servidores da unidade de conservação analisam o agendamento solicitado com base nas informações fornecidas.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acompanhar Solicitação 

      Tempo de duração da etapa

      Até 3 dia(s) útil(eis)
    3. Realizar Pagamento (se necessário)

      Para as atrações com preço para utilização, o visitante efetua o pagamento de GRU.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acompanhar Solicitação

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    4. Receber Confirmação de Agendamento

      Os servidores da unidade de conservação aprovam o agendamento do visitante.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    site, e-mail e/ou telefone das UCs disponíveis na página de serviços.


    Este é um serviço do(a) Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:n· Urbanidade;n· Respeito;n· Acessibilidade;n· Cortesia;n· Presunção da boa-fé do usuário;n· Igualdade;n· Eficiência;n· Segurança; en· Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000


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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: parque nacionalvisitavisitaçãoecoturismounidade de conservaçãoagendamentonaturezaturismo de aventuratrilhacachoeiracampingmergulho
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