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Solicitar serviço de escolta de cargas superdimensionadas à PRF

Info

Justiça e Segurança

Outros Serviços > Capacitações e Informações
Solicitar serviço de escolta de cargas superdimensionadas à PRF
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Solicitação de escolta dedicada PRF de veículos com cargas superdimensionadas desde que a combinação dos veículos + carga ultrapasse 70 metros de comprimento ou 5 metros de largura. Esse serviço atende a Resolução 01 do DNIT (https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-1-de-8-de-janeiro-de-2021-298507898), que exige a escolta dedicada para esses veículos superdimensionados visando a segurança viária.

     

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Representante legal de empresas previamente credenciadas pela PRF e especializadas em escolta dos conjuntos transportadores que transportam cargas superdimensionadas em peso e/ou dimensões.

    Empresa de escolta ser previamente credenciada pela PRF e apresentar todos os documentos necessários.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitação à PRF para o serviço de escolta de cargas superdimensionadas.

      Após o envio da documentação e análise pela PRF, a empresa receberá o cronograma com datas, horários, itinerário e demais informações acerca da escolta que será realizada.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      Para o acionamento da escolta dedicada da PRF, a empresa de escolta deverá enviar solicitação por correio eletrônico ou outro meio digital, acompanhado dos documentos descritos. Correio eletrônico: escolta@prf.gov.br 

       

      .

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Artigo 47 da PORTARIA NORMATIVA PRF Nº 15, DE 24 DE MARÇO DE 2022 https://in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-normativa-prf-n-15-de-24-de-marco-de-2022-389928790

         

      Custos

      • Escolta por unidade de viatura por quilômetro rodado (01 km/h – 30 km/h, conforme velocidade prevista na AET)
        R$ 16,07
      • Escolta por unidade de viatura por quilômetro rodado (31 km/h – 60 km/h, conforme velocidade prevista na AET)
        R$ 6,77
      • Escolta por unidade de viatura por quilômetro rodado (acima de 60km/h, conforme velocidade prevista na AET)
        R$ 5,55

      Tempo de duração da etapa

      Até 5 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Em média 5 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    02 dias úteis. para emissão da GRU à empresa e 03 dias úteis para o planejamento e elaboração da Ordem de Serviço.

    Recebida a documentação pela PRF, a área responsável tem o prazo de até 02 (dois) dias úteis para analisar a regularidade e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), em conformidade com os valores da tabela constante da Portaria n° 1.070, de 2015, do Ministro da Justiça, encaminhando-a por correio eletrônico à empresa requerente. Constatado o pagamento parcial ou o não pagamento da GRU, o pedido será indeferido. Constatado o pagamento integral, o pedido de escolta será deferido e a Divisão de Policiamento de Trânsito e Fiscalização de Transporte confeccionará Ordem de Serviço – OS, independentemente da Superintendência por onde transitará a carga.


    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Para o acionamento da escolta dedicada da PRF, a empresa de escolta deverá enviar solicitação por correio eletrônico para escolta@prf.gov.br,


    Este é um serviço do(a) Polícia Rodoviária Federal . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • PORTARIA NORMATIVA PRF Nº 15, DE 24 DE MARÇO DE 2022 - PORTARIA NORMATIVA PRF Nº 15, DE 24 DE MARÇO DE 2022 - DOU - Imprensa Nacional (in.gov.br)


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Solicitar credenciamento de empresa de escolta à PRF
  • Escolta com batedores
  • Reclassificação de áreas
  • Solicitar vistoria de veículos de escolta e emissão do respectivo Certificado (CVVE) à PRF
  • Solicitar prova de conhecimentos para emissão de certificado de condutor de veículo de escolta
  • Solicitar renovação do certificado de condutor de veículo de escolta.
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: EscoltaCarga superdimensionadaSolicitar escolta
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