Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Serviços e Informações do Brasil
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Temas em Destaque
    • Orçamento Nacional
    • Redes de Atendimento do Governo Federal
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Serviços para Imigrantes
    • Política e Orçamento Educacionais
    • Educação Profissional e Tecnológica
    • Educação Profissional para Jovens e Adultos
    • Trabalho e Emprego
    • Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Combate à Discriminação Racial
    • Política de Proteção Social
    • Política para Mulheres
    • Saúde Reprodutiva da Mulher
    • Cuidados na Primeira Infância
    • Habitação Popular
    • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
  • Notícias
    • Serviços para o cidadão
    • Saúde
    • Agricultura e Pecuária
    • Cidadania e Assistência Social
    • Ciência e Tecnologia
    • Comunicação
    • Cultura e Esporte
    • Economia e Gestão Pública
    • Educação e Pesquisa
    • Energia
    • Forças Armadas e Defesa Civil
    • Infraestrutura
    • Justiça e Segurança
    • Meio Ambiente
    • Trabalho e Previdência
    • Turismo
  • Galeria de Aplicativos
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Consultar minhas solicitações
  • Órgãos do Governo
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Canais do Executivo Federal
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
  • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
Você está aqui: Página Inicial Serviços Solicitar recursos para assistência humanitária a população atingida por desastre

Solicitar recursos para assistência humanitária a população atingida por desastre

Info

Defesa Civil e Defesa Nacional

Defesa Civil > Gestão de Riscos e Desastres
Solicitar recursos para assistência humanitária a população atingida por desastre
Iniciar
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

Iniciar
Imprimir Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Linkedin Compartilhar essa página
Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Envio de recursos federais para Estado, Distrito Federal ou Município que tenha sido afetado por desastre, para atendimento humanitário à população atingida.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Estados, Distrito Federal e Municípios

    A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil oferece os cursos abaixo para auxiliar os usuários com a solicitação deste serviço.

    • Usuário Municipal:

    Acesso ao Sistema

    Registro e Reconhecimento

    Solicitação de Recursos para Ações de Resposta

    Execução das Ações de Resposta

    Prestação de Contas das Ações de Resposta

      • Usuário Estadual:

      Acesso ao Sistema

      Registro e Reconhecimento

      Solicitação de Recursos para Ações de Resposta

      Execução das Ações de Resposta

      Prestação de Contas das Ações de Resposta

    • Etapas para a realização deste serviço
      1. Cadastrar usuários para operarem o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres - S2ID, pelo ente federativo.

        a)Acessar o S2ID e clicar em Não possuo cadastro 

        b)Anexar Modelo de Ofício preenchido e assinado

        c)Preencher e Solicitar Cadastro 

        d)Aguardar e-mail de aprovação

        Canais de prestação

          Web : 

        https://s2id.mi.gov.br/

        Tempo de duração da etapa

        Em média 7 dia(s) útil(eis)
      2. Solicitar o reconhecimento federal de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública.

        a)Fazer login no S2ID e clicar em Reconhecimento federal

        b)Clicar em Novo Registro

        c)Completar as informações das abas 1.FIDE, 2.DMATE, 3.Relatório Fotográfico e 4.Anexos

        d)Clicar em Enviar para reconhecimento

        e)Monitorar o status do pedido e sanar eventuais pendências

        Canais de prestação

          Web : 

        https://s2id.mi.gov.br/

        Tempo de duração da etapa

        Em média 15 dia(s) útil(eis)
      3. Solicitar recursos para Ações de Assistência.

        a)Em Ações de Resposta clicar em Nova Solicitação de Recurso e Confirmar

        b) Preencher a aba 2.Dados Bancários

        c)Na aba 1.Formulário de Solicitação de Recursos, escolher tipo Recursos para Ações de Assistência

        d) Preencher as informações sobre danos humanos

        e) Especificar Metas e Itens de solicitação

        f)Anexar Ofício (modelo aba 3), aceitar termo e enviar para análise

        g)Monitorar o status do pedido e sanar eventuais pendências

        Canais de prestação

          Web : 

        https://s2id.mi.gov.br/

        Tempo de duração da etapa

        Em média 15 dia(s) útil(eis)
      4. Executar as Ações de Resposta

        a)Na seção Execução, detalhar as despesas na aba 4.Lançamentos

        b)Elaborar 5.Relatório de Execução a cada 30 dias e antes de solicitar algum ajuste

        c)Preencher a aba 7.Solicitações, se for preciso prorrogar prazo ou fazer revisão ou devolução de valores

        Canais de prestação

          Web : 

        https://s2id.mi.gov.br/

        Tempo de duração da etapa

        Não estimado ainda
      5. Prestar contas das ações de resposta

        a)Na seção Prestação de Contas, preencher os dados das abas 8.Relatórios e 9.Prestação de Contas

        b)Clicar em Enviar para Prestação de Contas

        c)Monitorar o status do processo e sanar eventuais pendências

        Canais de prestação

          Web : 

        https://s2id.mi.gov.br/

        Tempo de duração da etapa

        Não estimado ainda
    • Outras Informações
      Quanto tempo leva?
      Não estimado ainda

      Informações adicionais ao tempo estimado

      O prazo de atendimento depende principalmente do tempo levado pelo ente federativo para cumprir com as exigências legais e normativas.


      Este serviço é gratuito para o cidadão.

      Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

      Canal de suporte técnico do S2ID:

      • e-mail: suportes2id@mdr.gov.br 

      Canais de atendimento da Ouvidoria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional:

      • Atendimento presencial: Esplanada dos Ministérios, Bloco E, Sala T-81 – Brasília, Distrito Federal;

      • Correspondência: A/C Ouvidoria do Ministério da Integração do Desenvolvimento Regional - Esplanada dos Ministérios, Bloco E, Sala T-81, Zona Cívico-Administrativa, CEP: 70067-901 – Brasília, Distrito Federal;

      •  Telefone: 61-2034-4444;

      •  WhatsApp: 61-2034-4444;

      •  E-mail: ouvidoria@mdr.gov.br.


      Este é um serviço do(a) Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

      Legislação
      • Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012 - Institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil - PNPDEC; dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - SINPDEC e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil - CONPDEC; autoriza a criação de sistema de informações e monitoramento de desastres.

      • Lei nº 12.340/2010 - Dispõe sobre transferências de recursos da União aos órgãos e entidades dos Estados, Distrito Federal e Municípios para ações de prevenção em áreas de risco de desastres e de resposta e de recuperação em áreas atingidas por desastres e sobre o Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil.

      • Decreto nº 10.593, de 24 de dezembro de 2020 - Dispõe sobre a organização e o funcionamento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e do Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil e sobre o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil e o Sistema Nacional de Informações sobre Desastres.

      • Decreto nº 11.219/2022 - Regulamenta o art. 1º-A, o art. 3º, o art. 4º, o art. 5º e o art. 5º-A da Lei nº 12.340, de 1º de dezembro de 2010, para dispor sobre as transferências obrigatórias de recursos financeiros da União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para a execução de ações de prevenção em áreas de risco de desastres e de resposta e recuperação em áreas atingidas por desastres.

      • Instrução Normativa nº 2/2016 - Estabelece procedimentos e critérios para a decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública pelos Municípios, Estados e pelo Distrito Federal, e para o reconhecimento federal das situações de anormalidade decretadas pelos entes federativos e dá outras providências.

      • Portaria nº 3.033/ 2020 - Define procedimentos a serem adotados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para as transferências de recursos da União aos órgãos e entidades dos estados, Distrito Federal e municípios para a execução de ações de prevenção em áreas de risco de desastres e de recuperação em áreas atingidas por desastres.

      • Portaria nº3.234/2020 - Dispõe sobre o funcionamento do processo administrativo eletrônico e digital do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres e sua utilização para solicitação de reconhecimento de Situação de Emergência ou de Estado de Calamidade Pública e na transferência de recursos federais para ações de resposta e recuperação para estados e municípios.

      • Portaria nº 3.040/2020 - Regulamenta a utilização do Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC).


      Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

      O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

      • Urbanidade;
      • Respeito;
      • Acessibilidade;
      • Cortesia;
      • Presunção da boa-fé do usuário;
      • Igualdade;
      • Eficiência;
      • Segurança; e
      • Ética

      Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

      O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


      Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

      Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


    • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD
      Dados pessoais tratados por este Serviço
      • Nome
      • Endereço
      • Telefone
      • E-mail
      • CPF
      • IP
      • Última data da conexão
      • Última hora da conexão
      • Gênero
      • Data de nascimento
      • Grau de formação
      • Cargo (emprego atual)

      Dados pessoais sensíveis tratados por este Serviço de acordo com a Lei 13709/2018, art. 5º, II
      • Não se aplica.

      Este serviço não trata dados pessoais de crianças ou adolescentes.

      Prazo de retenção para dados pessoais
      Sem vigência

      Hipótese de tratamento de dados pessoais adotada (Lei 13709/2018)
      • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador

      Finalidade do tratamento

      Para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador.

      Resultados pretendidos para o titular de dados: Identificação única para cadastro de usuário do S2iD.

      Benefícios esperados para o órgão, entidade ou para a sociedade como um todo: Desenvolvimento de Políticas Públicas e atendimento para ações de resposta e recuperação em áreas atingidas por desastres.

      Previsão legal do tratamento

      Portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional nº 3.234, de 28 de dezembro de 2020.

      Dados pessoais compartilhados com outras instituições

      Não se aplica.

      País(es) e instituição(ões) que recebem transferência(s) internacional de dados pessoais e/ou dados pessoais sensíveis

      Não é realizada transferência internacional de dados pessoais e dados pessoais sensíveis.

      Link da política de privacidade/termo de uso do serviço
      https://www.gov.br/mdr/pt-br/canais_atendimento/encarregado-pelo-tratamento-de-dados-pessoais/S2IDTUePP.pdf

    SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

    • Solicitar recursos para restabelecer serviços essenciais, em áreas atingidas por desastre
    • Solicitar recursos para reconstrução de infraestrutura pública destruída ou danificada por desastre
    • Reconhecimento de Situação de Emergência ou Calamidade Pública
    • Cadastrar famílias para receberem o Auxílio Reconstrução
    • Solicitar recursos para obras ou serviços emergenciais para a prevenção ou a redução de riscos de desastres.
    • Receber o Auxílio-Reconstrução
    Ouvidoria
    • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
    • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
    • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
    • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
    Tags: DesastreAjuda humanitáriaDefesa Civil
    Aviso
    Sua avaliação já foi realizada
    Erro
    Avaliação indisponível no momento
    Erro
    Erro ao gravar motivo da avaliação.
    As informações desta página foram úteis para você?
    75% 25%
    Média dos últimos 12 meses.
    250
    Agradecemos a sua contribuição para a melhoria do GOV.BR!
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
    Redefinir Cookies
    Redes sociais
    • Instagram
    • Facebook
    • YouTube
    • Linkedin
    • WhatsApp canal
    • TikTok
    • Kwai
    Acesso àInformação
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
    Voltar ao topo da página
    Fale Agora Refazer a busca