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Solicitar empréstimo de materiais audiovisuais do acervo da Cinemateca Brasileira para exibição

Info

Cultura, Artes, História e Esportes

Capacitação e pesquisa > Artes
Solicitar empréstimo de materiais audiovisuais do acervo da Cinemateca Brasileira para exibição
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Empréstimo para exibição pública de materiais de propriedade da Cinemateca Brasileira, aqueles confeccionados com recursos próprios da instituição, ou de materiais de terceiros.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Qualquer pessoa que esteja produzindo uma mostra e tenha estrutura para exibir os filmes nos formatos disponíveis no acervo.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Enviar solicitação

      Envio de e-mail com os dados dos filmes solicitados, formatos possíveis para exibição, data da mostra e prazo limite para receber os materiais.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      atendimento@cinemateca.org.br

      Tempo de duração da etapa

      Em média 2 dia(s) útil(eis)
    2. Aguardar a pesquisa de materiais no acervo

      Pesquisa de dados a ser realizada pela equipe da Cinemateca Brasileira, sobre os materiais solicitados disponíveis no acervo da Cinemateca Brasileira para verificar a disponibilidade deles nos formatos solicitados.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      atendimento@cinemateca.org.br

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Solicitar licenciamento ou autorização dos detentores de direitos dos filmes solicitados,caso necessário, e encaminhar à Cinemateca Brasileira

      O solicitante deverá entrar em contato com os detentores de direitos dos filmes solicitados para realizar o licenciamento ou a autorização das exibições. A Cinemateca poderá fornecer os contatos dos detentores caso os tenha. Essa autorização deverá ser encaminhada para a Cinemateca Brasileira por e-mail para dar seguimento ao atendimento.

      Caso os filmes sejam de direito da Cinemateca Brasileira, é necessário licenciar os mesmos com a Cinemateca em serviço específico de licenciamento.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      Contatos fornecidos pela Cinemateca ou obtidos pelo solicitante.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    4. Aguardar disponibilização da proposta comercial de Empréstimo e assinar a proposta

      Será elaborarada uma proposta comercial de empréstimo de material que considera até duas exibições por filme e disponibilizará a mesma na plataforma ClickSign para assinatura do solicitante, em caso de pessoa jurídica, a pessoa responsável pela empresa deverá assinar a proposta. A proposta tem validade de 10 dias, caso o documento não seja assinado no prazo, o processo deve ser reiniciado. Para materiais de propriedade da Cinemateca Brasileira, será solicitado um seguro dos materiais.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      atendimento@cinemateca.org.br

      Custos

      • Seguro obrigatório para materiais pertencentes à Cinemateca Brasileira.
        20.000

      Tempo de duração da etapa

      Em média 17 dia(s) corrido(s)
    5. Aguardar a elaboração de termo de Empréstimo e assinar o termo

      A proposta assinada será usada como base para a elaboração de um termo de empréstimo dos materiais solicitados e disponibilizado em até 7 dias para assinatura do solicitante e de uma testemunha na plataforma ClickSign, este documento ficará disponível por 7 dias, caso não seja assinado será necessário reiniciar o processo novamente.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      atendimento@cinemateca.org.br

      Tempo de duração da etapa

      Em média 15 dia(s) corrido(s)
    6. Realizar pagamento

      O solicitante deverá realizar o pagamento do serviço nos canais indicados no documento termo de empréstimo, os valores variam conforme o tipo de material, duração e finalidade da exibição. Para consultar os valores veja a tabela de serviços.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      atendimento@cinemateca.org.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Envio do comprovante de pagamento para o e-mail do setor de Atendimento – atendimento@cinemateca.org.br. Após esse envio o solicitante receberá um recibo pelo pagamento.

      Custos

      • Pagamento do serviço executado
        A depender dos materiais

      Tempo de duração da etapa

      Em média 15 dia(s) corrido(s)
    7. Enviar a apólice de seguro dos materiais. (Ação necessária apenas para materiais físicos de propriedade da Cinemateca Brasileira)

      O solicitante deverá encaminhar por e-mail a apólice do seguro contratado dos materiais a serem emprestados. A apólice deve apresentar a ficha técnica das obras solicitadas bem como as informações sobre os materiais a serem disponibilizados, estas informações constam na proposta comercial e no termo de empréstimo.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      atendimento@cinemateca.org.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Apólice de seguro dos materiais a serem emprestados.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    8. Aguardar a análise técnica detalhada dos materiais a serem emprestados

      Ação pertinente para materiais fílmicos. A ação consiste no exame técnico por parte da equipe da Cinemateca Brasileira de obras e materiais em diferentes suportes e formatos para determinação do estado de conservação do material e suas condições para exibição.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      atendimento@cinemateca.org.br

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    9. Agendar coleta dos materiais ou aguardar envio

      Para materiais físicos, como filmes em película, é necessário agendar a coleta dos mesmos pela empresa que fará o transporte dos materiais; a empresa deverá ser especializada em transporte de materiais fílmicos.

      Para materiais digitais, os arquivos dos filmes serão enviados pela nuvem ou via FTP (File Transfer Protocol).

      Canais de prestação

        E-mail : 

      atendimento@cinemateca.org.br

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    10. Agendar a devolução dos materiais emprestados

      Para materiais físicos, como filmes em película, é necessário agendar a devolução dos mesmos pela empresa que fará o transporte dos materiais; a empresa deverá ser especializada em transporte de filme.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      atendimento@cinemateca.org.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Para os materiais físicos é feito um Boletim de Devolução dos filmes.

      Tempo de duração da etapa

      Em média 5 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Em média 75 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O prazo irá depender do volume de materiais solicitados.


    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    E-mail: atendimento@cinemateca.org.br


    Este é um serviço do(a) Ministério da Cultura . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Solicitar empréstimo de materiais não fílmicos do acervo da Cinemateca Brasileira
  • Consultar listagem de materiais depositados na Cinemateca Brasileira
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  • Obter análise técnica detalhada de materiais (Cinemateca Brasileira)
  • Credenciar instituições ofertantes de Microcrédito no Programa Acredita no Primeiro Passo
  • Solicitar cópias de filmes do acervo do CTAv - Centro Técnico Audiovisual para exibição
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Cinemateca BrasileiraDifusão AudiovisualPreservação AudiovisualSecretaria do Audiovisual
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