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Solicitar diagnóstico de referência em Influenza - Fiocruz/RJ

Info

Saúde e Vigilância Sanitária

Rede de Atendimento à Saúde > Atendimento Especializado
Solicitar diagnóstico de referência em Influenza - Fiocruz/RJ
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo (LVRS) da Fiocruz faz parte da rede nacional de Vigilância Laboratorial do Vírus Influenza, coordenada pelo Ministério da Saúde, e da Rede Global de Vigilância e Resposta ao Influenza, coordenada pela Organização Mundial da Saúde. Dentro destas redes, o LVRS atua como Laboratório de Referência Nacional para Influenza, realizando diversas análises virológicas e moleculares para caracterização de amostras de vírus Influenza detectados no território brasileiro.

    As informações geradas no LVRS auxiliam os órgãos de vigilância nacionais no monitoramento da circulação dos vírus sazonais da gripe, introdução de vírus exóticos e esclarecimento de casos inusitados, bem como na coordenação de ações de saúde para controle de surtos e epidemias. Os dados moleculares e de sorologia também são reportados à rede global da OMS, e fazem parte do conjunto de informações analisadas anualmente para decisão da composição da vacina sazonal da gripe. O LVRS ainda realiza pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e formação de recursos humanos em diferentes temas relacionados à biologia, epidemiologia e diagnóstico do vírus influenza e outros vírus respiratórios

    Para ser testada no LVRS, uma amostra clínica suspeita de Influenza deve ser coletada em uma unidade de saúde e encaminhada, via Rede de Vigilância de Influenza, para um Laboratório Central da Saúde Pública (LACEN) estadual, onde será investigada a presença de vírus influenza. Um percentual das amostras testadas, assim como todas as amostras com resultado inconclusivo, provenientes de casos gravas ou óbitos são então enviadas ao LVRS para confirmação e caracterização genética e antigênica. Os detalhes sobre a organização da rede de vigilância de Influenza e do seu fluxograma de atendimento, bem como instruções para coleta e encaminhamento das amostras clínicas para testes, estão no “Guia para a Rede de Vigilância Laboratorial de Influenza no Brasil”, (Ministério da Saúde, 2016, 1ª. Edição).

  • Quem pode utilizar este serviço?
    • Órgãos e entidades públicas

    As amostras para serem testadas devem ser encaminhadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) de cada estado da federação, pelas Instituições de saúde públicas ou secretarias de saúde tanto estaduais quanto municipais após cadastro da solicitação do exame no sistema GAL (sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial) pelo remetente.

    Os seguintes casos receberão prioridade na prestação do serviço: 
    Terão prioridade os casos graves para esclarecimento diagnóstico e conduta clínica e para o esclarecimento diagnóstico de surtos.
  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar exame

      A solicitação do exame deve ser registrada no sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Ficha de Notificação SINAN

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Enviar amostra

      A amostra deve ser enviada para Central de Recebimento de Amostra (CRA) do INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde).

      As amostras serão recebidas pelo CRA quando estiverem em condições próprias de acondicionamento e transporte e acompanhadas de documentação pertinente. Para mais informações sobre a entrega do material, entrar em contato com o CRA pelo telefone (21)3865-5138 ou pelo e-mail: central.amostras@incqs.fiocruz.br

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Fiocruz/Central de Recebimento de Amostra (CRA) - Pavilhão do INCQS
      Avenida Brasil,4365 - Manguinhos
      CEP: 21040-900 - Rio de Janeiro, RJ

      A CRA funciona 24h para o recebimento de amostras, em esquema de plantão.

      Tempo estimado de espera :  Até 1 hora(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Ficha de Notificação SINAN

      • Receituário medico

      • Relatório de encaminhamento do GAL

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Receber o resultado do exame

      Todos os resultados serão disponibilizados através do GAL.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 7 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    A estimativa de tempo médio para liberação de resultados se aplica a exames confirmatórios de presença/ausência de vírus da gripe na amostra clínica. O prazo informado (padrão) poderá ser estendido caso seja necessária a realização de exames complementares de alta complexidade, os quais são realizados para caracterização molecular e antigênica do tipo de vírus da gripe detectado nas amostras positivas.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Telefone: (21) 2562-1778 ou (21) 2562-1754

    E-mail: mmsiq@ioc.fiocruz.br

    Site: http://www.fiocruz.br/ioclabs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=93


    Este é um serviço do(a) Fundação Oswaldo Cruz . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
      • Guia de Vigilância em Saúde (quarta edição / 2019) - link para a legislação: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_saude_4ed.pdf


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado por diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção da boa-fé, igualdade, eficiência, segurança e ética.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    Rampa, Elevador


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Terão prioridade os casos graves para esclarecimento diagnóstico e conduta clínica e para o esclarecimento diagnóstico de surtos


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Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Vírus respiratóriosEpidemiaGripeH1N1InfluenzaVírus sincicial respiratório
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