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Solicitar diagnóstico de referência em identificação de moluscos de água doce - Fiocruz/RJ

Info

Saúde e Vigilância Sanitária

Prevenção > Populações específicas
Solicitar diagnóstico de referência em identificação de moluscos de água doce - Fiocruz/RJ
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Avaliação: Sem Avaliação
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 23/09/2025
  • O que é?

    O objetivo deste serviço é identificar caramujos de água doce do gênero Biomphalaria, que podem ser hospedeiros do Schistosoma mansoni, o parasito que causa a esquistossomose (também conhecida como barriga d'água).  

    O Laboratório de Malacologia do Instituto Oswaldo Cruz (LMALAC) estuda moluscos, como caramujos, caracóis e lesmas, da Região Neotropical. Desenvolve pesquisas sobre como esses moluscos se reproduzem, sua genética e como são classificados. O laboratório também investiga como esses moluscos podem transmitir parasitas e como eles se relacionam com os organismos que hospedam esses parasitas. Além disso, o LMALAC forma profissionais para trabalhar nessas áreas. O LMALAC é Referência Nacional para Esquistossomose - Malacologia (LRNEM) e presta o seguinte serviço, com o objetivo de auxiliar os órgãos de vigilância nacionais a: Identificar de moluscos, especialmente caramujos de água doce, focando nas espécies que são importantes para a saúde humana e animal, como os caramujos do gênero Biomphalaria, que transmitem o verme que causa a esquistossomose mansoni (também conhecida como barriga d'água).  

  • Quem pode utilizar este serviço?
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Demais Segmentos

    Para fazer uso do serviço, o usuário precisará ter algum conhecimento das técnicas malacológicas de coleta, embalagem e transporte dos moluscos, uma vez que os animais precisam de estar vivos e bem acondicionados para possibilitar a análise.

    Os dados da coleta também precisam ser devidamente registrados e os moluscos precisam estar separados por ponto de coleta.

    Para maiores informações sobre esses procedimentos, podem ser consultadas as instruções para embalagem e remessa de amostras. As amostras podem ser encaminhadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) de cada estado da federação, pelas instituições de saúde públicas ou secretarias de saúde, tanto estaduais quanto municipais. Em casos de surto, entrar em contato por e-mail ou telefone. 

    Os seguintes casos receberão prioridade na prestação do serviço: 
    Terão prioridade casos de surto, casos humanos suspeitos ou confirmados para esquistossomose e situações de desastres ambientais.
  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar ensaio de identificação de moluscos de água doce

      Acessar o botão "Iniciar" e preencher o formulário eletrônico. Guarde o protocolo gerado para futuras consultas e aguarde a análise da sua solicitação.
      Será enviada uma notificação automática, por e-mail, após a análise da solicitação do serviço. Acesse a sua solicitação para acompanhamento.
      Após aprovação da solicitação, o usuário receberá uma notificação automática para dar o “aceite final” na prestação do serviço.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Ficha de encaminhamento do órgão ou entidade pública

      • Oficio do órgão ou entidade pública

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Coletar, embalar e enviar os moluscos para análise

      Precauções na coleta e manuseio dos moluscos límnicos:

      Utilizar luvas e botas plásticas para coletar e manusear os moluscos;
      Uma ou mais amostras, na mesma remessa coletada em diferentes endereços e/ou datas de coleta, devem ser identificados e embalados separadamente (informar pelo menos o local de coleta);
      Observar se os moluscos estão vivos antes de embalar (colocar numa rasa lâmina de água e observar se estão se movimentando);
      Embalar os animais, no máximo, um dia antes da remessa.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Fiocruz/Instituto Oswaldo Cruz (IOC)
      Pavilhão Adolpho Lutz
      Laboratório de Referência Nacional para Esquistossomose – Malacologia (LRNEM)
      Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos
      21040-900 - Rio de Janeiro - RJ

      As amostras devem ser entregues no Laboratório, preferencialmente no início da semana, para evitar que cheguem durante o final de semana e os moluscos permaneçam embalados por muito tempo.

      Tempo estimado de espera :  Até 1 hora(s)

        Postal : 

      Mesmo endereço que o Presencial

      As amostras devem ser enviadas para o Laboratório, preferencialmente no início da semana, para evitar que cheguem durante o final de semana e os moluscos permaneçam embalados por muito tempo.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Ficha de Encaminhamento do órgão ou entidade pública

      • E-mail do órgão ou entidade pública

      • Carta do órgão ou entidade pública

      • Ofício do órgão e entidade pública

      Custos

      • As despesas com embalagem e envio são por conta do solicitante
        0,01

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Receber laudo de análise

      Os resultados das análises são emitidos em documento denominado Relatório de Ensaio, o qual pode ser enviado através de e-mail, serviço de Correios ou entregue em mãos.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      Envio do resultado por e-mail, por solicitação do cliente.

        Postal : 

      Envio do resultado via correios, por solicitação do cliente.

        Presencial : 

      Fiocruz/Instituto Oswaldo Cruz (IOC)
      Pavilhão Adolpho Lutz
      Laboratório de Referência Nacional para Esquistossomose – Malacologia (LRNEM)
      Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos
      21040-900 - Rio de Janeiro - RJ

      A entrega do Resultado será feita no Laboratório de Referência Nacional para Esquistossomose – Malacologia (LRNEM), por solicitação do cliente.

      Tempo estimado de espera :  Até 1 hora(s)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O Laboratório de Referência Nacional para Esquistossomose – Malacologia (LRNEM) emite os resultados em até 30 dias corridos, a partir da data de recebimento da amostra no laboratório.


    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Telefones: (21) 2562-1234 / (21) 2562-1305 / (21) 2562-1281 / (21) 2562-1209

    Endereço: Fiocruz/Instituto Oswaldo Cruz (IOC)
    Pavilhão Adolpho Lutz
    Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos
    21040-900 - Rio de Janeiro - RJ

    E-mail: labmal@ioc.fiocruz.br

    Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h às 17h


    Este é um serviço do(a) Fundação Oswaldo Cruz . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Schistosoma mansoniBiomphalariaBarriga d'águaEsquistossomoseXistose
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