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Solicitar diagnóstico de referência em hepatite E - Fiocruz/RJ

Info

Saúde e Vigilância Sanitária

Rede de Atendimento à Saúde > Atendimento Especializado
Solicitar diagnóstico de referência em hepatite E - Fiocruz/RJ
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O Laboratório de Hepatites Virais (LAHEP) atua como Laboratório de Referência Nacional para o Diagnóstico das Hepatites Virais desempenhando um importante papel referencial junto ao Ministério da Saúde e aos demais laboratórios regionais de Saúde Pública na vigilância epidemiológica e laboratorial das infecções causadas pelos vírus da hepatites A, B, C, D e E.

    Entre as atividades desenvolvidas está a realização dos diferentes testes sorológicos e moleculares específicos para cada um dos cinco vírus que causam doenças hepáticas, esclarecimentos de resultados discrepantes ou inconclusivos, bem como sequenciamento do genoma viral para esclarecimento de eventuais surtos e na caracterização das cepas circulantes no país. A atuação do LAHEP destaca-se também na prestação de serviços de assistência clínica ambulatorial no atendimento de pacientes no Ambulatório de Hepatites Virais, exercendo ação referencial no diagnóstico precoce dos casos agudos e no atendimento de gestantes com hepatite viral, junto à rede Municipal de Saúde.

    Hepatite E (HAV)

    O HEV é um vírus de transmissão fecal-oral. Essa via de transmissão favorece a disseminação da infecção nos países em desenvolvimento, nos quais a contaminação dos reservatórios de água mantém a cadeia de transmissão da doença. A transmissão interpessoal não é comum. Em alguns casos, os fatores de risco não puderam ser identificados. A doença é autolimitada e pode apresentar formas clínicas graves, principalmente em gestantes. Essa forma de hepatite viral é mais comum em países na Ásia e África, principalmente na Índia (BRASIL, 2009).

    Metodologia: O imunoensaio é o método laboratorial mais utilizado no diagnóstico de HEV.

    Marcadores realizados: anti-HEV IgG, anti-HEV IgM, anti-HEV - Imunoblot IgM, anti-HEV - Imunoblot IgG, HEV-RNA

    Produto final: resultado de exame em material biológico.

  • Quem pode utilizar este serviço?
    • Órgãos e entidades públicas

    As amostras devem ser encaminhadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) de cada estado da federação, pelas instituições de saúde públicas ou secretarias de saúde, tanto estaduais quanto municipais, após cadastro da solicitação do exame no sistema GAL (sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial) pelo remetente.

    É necessário realizar cadastro no sistema GAL e seguir instruções contidas no Guia de Vigilância em Saúde.

    Em casos de surto entrar em contato por e-mail para verificar como enviar amostras.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar exame

      Cadastrar a solicitação do exame no sistemaGAL (sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial) .

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Ficha de Notificação SINAN

      • Relatório clínico do paciente

      • Ficha do GAL

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Enviar amostra

      As amostras encaminhadas para análise pelos laboratórios de Referência da Fiocruz serão recebidas pela Central de Recebimento de Amostra (CRA) do INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) quando estiverem em condições próprias de acondicionamento e transporte e acompanhadas de documentação pertinente.

      Para mais informações sobre a entrega do material, entrar em contato com o CRA pelo telefone (21) 3865-5138 ou pelo e-mail: central.amostras@incqs.fiocruz.br

      Canais de prestação

        Presencial : 

      O endereço para entrega é:
      Central de Recebimento de Amostra (CRA) - Pavilhão do INCQS
      Avenida Brasil,4365 - Manguinhos
      CEP: 21040-900 - Rio de Janeiro, RJ

      A CRA funciona 24h para o recebimento de amostras, em esquema de plantão.

      Tempo estimado de espera :  Até 1 hora(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Formulário do SINAN

      • Ficha epidemiológica

      • Relatório de encaminhamento do GAL

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Receber o resultado do exame

      O usuário deverá acessar o sistema GAL para conferir o resultado dos exames solicitados, no prazo estabelecido.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 15 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Em caso de diagnóstico molecular por sequenciamento nucleotídico o prazo é de 30 a 45 dias corridos.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Telefone: (21) 2562-1751

     E-mail: llewis@ioc.fiocruz.br

     Site: http://www.fiocruz.br/ioclabs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=66


    Este é um serviço do(a) Fundação Oswaldo Cruz . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Guia de Vigilância em Saúde:

      http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_saude_4ed.pdf

    • Manual Técnico para o diagnóstico de Hepatites Virais:

      https://qualitr.paginas.ufsc.br/files/2018/08/manual_tecnico_hepatites_08_2018_web.pdf


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado por diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção da boa-fé, igualdade, eficiência, segurança e ética.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    Rampa


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Terão prioridade os casos graves e o esclarecimento diagnóstico de surtos.


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Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Anti-HEV IgGanti-HEV IgManti-HEV - Imunob
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