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Solicitar autorização para reparos em embarcações

Info

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Transporte Aquaviário > Instalações Portuárias
Solicitar autorização para reparos em embarcações
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

Monitoração:
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Através deste serviço o usuário poderá solicitar autorização para a execução de reparos em embarcações atracadas ou fundeadas nos limites do Porto Organizado administrados pela Companhia Docas do Rio de Janeiro.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Arrendatários, comandante ou imediato da embarcação, agência marítima responsável pela embarcação e armadores.

    Requisitos necessários para atividades terrestres:

    • Licença de operação válida, emitida pelo órgão ambiental competente;
    • Notificação do órgão ambiental competente aprovando seu plano de emergência;
    • Registro na ANP; 
    • Certificado de regularidade do IBAMA;
    • ART do responsável técnico da empresa.

    Requisitos necessários para serviços realizados por mar:

    • Licença de operação válida, emitida pelo órgão ambiental competente;
    • Notificação do órgão ambiental competente aprovando seu plano de emergência;
    • Registro na ANP;
    • Certificado de regularidade do IBAMA;
    • ART do responsável técnico da empresa;
    • Outorga da ANTAQ;
    • Certificado de Segurança da Navegação (CSN) ou Termo de Responsabilidade, quando não obrigadas.

     

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Protocolar documentos

      1) Preencher e encaminhar o formulário próprio de solicitação de autorização de reparos em embarcações (disponível no site: www.portosrio.gov.br na aba do Meio Ambiente).

      2) Enviar para o formulário ao email: geriqs@portosrio.gov.br 

      Canais de prestação

        E-mail : 

      E-mail :geriqs@portosrio.gov.br

      Enviar a documentação- https://www.portosrio.gov.br/pt-br/sustentabilidade/outros-dados-ambientais/procedimentos-ambientais-internos

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato pelo telefone (21) 2219-8564

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Documentação em comum para todos os casos

         O “nada a opor” do arrendatário para a execução do serviço, na hipótese do reparo ser realizado em terminal arrendado.

      • Documentação em comum para todos os casos

        Caso haja cargas perigosas a bordo, a Listagem de Cargas Perigosas que já deverá ter sido apresentada à Gerência de Gestão de Riscos e Conformidade Operacional -GERIQS, devidamente assinada pelo Comandante ou Imediato da embarcação, com a observação: “Trata-se da Lista de Cargas Perigosas em Trânsito”.

      • Documentação em comum para todos os casos

        Deverão ser informados, qualitativa e quantitativamente, os resíduos que serão gerados pela execução do reparo, bem como a sua destinação final final.

      • Documentação em comum para todos os casos

         Deverá ser informado o nome, a qualificação profissional e o posto hierárquico ou cargo da pessoa designada a utilizar o canal de comunicação bilateral a ser mantido com a CDRJ, bem como telefone para contato.

      • Documentação em comum para todos os casos

        Nos casos em que o serviço de manutenção mecânica e/ou elétrica forem realizados por terceiros, que não a própria tripulação da embarcação, é imprescindível a apresentação da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do profissional responsável pelo serviço.

      • Documentação em comum para todos os casos

        Serviços de pintura no casco somente serão permitidos para marcas essenciais e se exigidos pelo PORT STATE CONTROL da Capitania dos Portos, mediante a apresentação de cópia da notificação, da descrição do trabalho e da composição da tinta a ser utilizada. Demais situações serão analisadas caso a caso.

      • Agência Marítima deverá apresentar, descritivo dos serviços a serem realizados durante sua permanência, incluindo a empresa, responsável pela execução e os profissionais; Plano de Trabalho para serviços realizados em altura superior a 2m acima do nível inferior, onde haja risco de queda; caso haja a geração de resíduos, seguir com os procedimentos de retirada de resíduos sólidos de embarcação, apresentar declaração do comandante de que os resíduos serão retirados em outro porto.

      • A Agência Marítima responsável pela embarcação deverá apresentar a seguinte documentação:

         Plano de Trabalho para serviços realizados em altura superior a 2 (dois) metros acima do nível inferior, onde haja risco de queda (conforme transcrito na NR-35, Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego, relativa a Trabalho em Altura).

      • A Agência Marítima responsável pela embarcação deverá apresentar a seguinte documentação:

         Caso haja a geração de resíduos seguir com os procedimentos de retirada de resíduos sólidos de embarcação (conforme consta no site http://www.portosrio.gov.br na aba Meio Ambiente) ou apresentar declaração do comandante da embarcação de que os resíduos serão retirados em outro porto.

      Tempo de duração da etapa

      Até 5 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 5 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Telefone: (21) 2219-8564


    Este é um serviço do(a) Companhia Docas do Rio de Janeiro . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Sem validade.

    Legislação
    • IN.SUPSUN.15.009.01 – Procedimentos para Solicitação de Autorização para Reparos em Embarcações.

      (https://www.portosrio.gov.br/pt-br/sustentabilidade/outros-dados-ambientais/procedimentos-ambientais-internos)

    • Normas da Autoridade Marítima Tráfego e Permanência de Embarcações em Águas Jurisdicionais Brasileiras – NORMAM 08/DPC.

      (https://www.marinha.mil.br/dpc/sites/www.marinha.mil.br.dpc/files/normas/normam08_0.pdf?msclkid=f24d268faa9611ec865a8dbcd6a829f7)

    • Norma Regulamentadora nº 35 do Ministério do Trabalho e Emprego – Trabalho em Altura.

      (https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/comissao-tripartite-partitaria-permanente/normas-regulamentadora/normas-regulamentadoras-vigentes/norma-regulamentadora-no-35-nr-35)


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: ReparosEmbarcações Pintura
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