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Você está aqui: Página Inicial Serviços Solicitar Assessoria Técnica para Bibliotecas Públicas e Comunitárias

Solicitar Assessoria Técnica para Bibliotecas Públicas e Comunitárias

Info

Cultura, Artes, História e Esportes

Apoio e Assistência Técnica > Cultura e artes
Solicitar Assessoria Técnica para Bibliotecas Públicas e Comunitárias " Assessoria Técnica Bibliotecas" , " Assessoria Técnica SNBP"
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Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    A assessoria técnica é um serviço ofertado pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e visa apoiar trabalhos de: instalação e modernização de bibliotecas públicas; formação e desenvolvimento de coleções; tratamento e informatização de acervos; implantação de novos serviços; administração de bibliotecas; e formação de pessoal para atuar em bibliotecas públicas e comunitárias.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Governos locais; bibliotecas públicas e comunitárias; sistemas e redes de bibliotecas públicas e comunitárias; profissionais que atuam em bibliotecas; e sociedade em geral.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar Assessoria Técnica

      Apresentar solicitação de assessoria técnica para bibliotecas públicas ou comunitárias e redes/sistemas de bibliotecas nas seguintes linhas: instalação e modernização de bibliotecas; formação e desenvolvimento de coleções; tratamento e informatização de acervos; implantação de novos serviços; administração de bibliotecas; e formação de pessoal para atuar em bibliotecas públicas e comunitárias.

      As assessorias técnicas são solicitadas e atendidas na plataforma de serviços do governo federal.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

        E-mail : 

      Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: snbp@cultura.gov.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Apresentar:

        Informações sobre a biblioteca e solicitante: nome; endereço; e responsável;

        Manifestação técnica descrevendo a realidade da biblioteca;

        Informação sobre a motivação para solicitação e a linha que se dará a assessoria; e

        Cadastro da biblioteca junto ao SNBP.

      Instalação/criação de nova biblioteca
      • Apresentar o projeto de instalação/criação da nova biblioteca.

      Custos

      • Não serão cobradas taxas para solicitação/realização de assessorias
        .

      Tempo de duração da etapa

      Até 10 dia(s) corrido(s)
    2. Receber a Assessoria Técnica

      O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas avaliará a viabilidade de atendimento da solicitação de assessoria técnica. São avaliadas a pertinência da assessoria, a adequação do tipo de assistência, documentação enviada e em casos específicos a disponibilidade orçamentária/financeira.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      WEB:

      As assessorias são realizadas por meio de manifestações técnicas, conferências em vídeo ou telefone. A solicitação se dá via formulário no portal de serviços do governo federal. Em caso de conferências deve-se indicar o tipo de assessoria “Outros” e especificar a necessidade.

      Presencial:

      As assessorias técnicas presenciais são realizadas por meio de visitas técnicas às bibliotecas solicitantes ou à Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles, em Brasília/DF, mediante apresentação da solicitação via formulário no portal de serviços do governo federal, com a indicação do tipo de assessoria “Outros” e especificação da necessidade.

      Custos

      • Não serão custeadas despesas com diárias e passagens para eventuais visitas técnicas à BDB.
        Possíveis despesas ficarão à cargo do solicitante.

      Tempo de duração da etapa

      Até 3 mês(es)
    3. Avaliar a Assessoria Técnica

      O solicitante avalia a assessoria técnica realizada/recebida.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site 

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
        Presencial : 

      As assessorias técnicas presenciais são realizadas por meio de visitas técnicas às bibliotecas solicitantes ou à Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles, em Brasília/DF.

      Condicionantes:

      Havendo condições sanitárias; disponibilidade de agenda; e recursos orçamentários.

      Tempo estimado de espera :  Até 3 mês(es)

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Custos

      • Não serão custeadas despesas com diárias e passagens para eventuais visitas técnicas à BDB.
        Possíveis despesas ficarão à cargo do solicitante.

      Tempo de duração da etapa

      Até 10 minuto(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 3 mês(es) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O tempo estimado leva em conta a realização das assessorias técnicas que necessariamente serão presenciais.


    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Para mais informações entre em contato pelo e-mail: snbp@turismo.gov.br

    Enviar solicitação de assessoria técnica para o e-mail do SNBP

    Este é um serviço do(a) Ministério da Cultura . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Informações adicionais ao tempo de validade

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Assessoria Técnica SNBPAssessoria BibliotecasBibliotecas Públicas e Comunitárias
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