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Você está aqui: Página Inicial Serviços Solicitar aprovação da Documentação de Segurança Operacional das instalações de exploração e produção de petróleo e gás natural

Solicitar aprovação da Documentação de Segurança Operacional das instalações de exploração e produção de petróleo e gás natural

Info

Energia, Minerais e Combustíveis

Petróleo e derivados > Exploração e Produção
Solicitar aprovação da Documentação de Segurança Operacional das instalações de exploração e produção de petróleo e gás natural (DSO) " DSO"
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Avaliação: Sem Avaliação
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Consiste no envio, pelos operadores de contrato de concessão, partilha e cessão onerosa, da Documentação de Segurança Operacional (DSO) das instalações de exploração e produção de petróleo e gás natural como pré-requisito ao inicio das operações pelo agente regulado, em conformidade com a legislação pertinente.

    O documento é analisado tecnicamente pela superintendência responsável e o operador é informado sobre o resultado da análise. As aprovações são emitidas via despacho e publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

    Mais informações podem ser encontradas em Segurança Operacional - Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

    Para solicitar esse serviço o usuário deve ser cadastrado como usuário externo no SEI. Caso não seja cadastrado, clique em Solicitar cadastro como usuário externo no SEI/ANP para saber mais informações.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Operadores de Contrato de Concessão, Partilha e Cessão Onerosa

    Requisitos estabelecidos na Resolução ANP nº 2/2010 e na Resolução ANP nº 43/2007

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Protocolar documentos de DSO

      Acessar SEI, abrir novo processo e anexar documentos.

      Canais de prestação

        Web : 

      SEI/Sistema Eletrônico de Informação: Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      O usuário deve entrar em contato com Fale Conosco da ANP por meio do telefone 0800-970-0267, ou pelo endereço https://www.gov.br/anp/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Conforme Resolução ANP nº 2/2010 no caso de campos terrestres

      • Conforme Resolução ANP nº 43/2007 no caso de instalações marítimas

      Tempo de duração da etapa

      Até 30 dia(s) útil(eis)
    2. Acompanhar o processo

      Após obter o login, senha e número do processo aberto anteriormente, será possível acessar o Sistema Eletrônico de Informação e acompanhar o atendimento da demanda realizada. Ao entrar no sistema, localize a opção "processo intermitente" e forneça o número do processo para prosseguir.

      Canais de prestação

        Web : 

      Sistema Eletrônico de Informações - Acesso Externo (Acesse o site)

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      O usuário deve entrar em contato com Fale Conosco da ANP por meio do telefone 0800-970-0267, ou pelo endereço https://www.gov.br/anp/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O prazo é renovado a cada solicitação da ANP de informações, correções e documentação adicional.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    0800 970 0267


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Sem validade.

    Informações adicionais ao tempo de validade

    A DSO perderá sua validade quando for revogada pela ANP, quando houver cessão de direitos com mudança de operador do contrato de E&P ou quando a instalação for descomissionada.


    Legislação
    • Resolução ANP nº 2/2010 

    • Resolução ANP nº 43/2007


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000


  • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD
    Dados pessoais tratados por este Serviço
    • Nome
    • E-mail
    • Cargos e funções executadas

    Dados pessoais sensíveis tratados por este Serviço de acordo com a Lei 13709/2018, art. 5º, II
    • Este serviço não coleta dados pessoais sensíveis nos termos do Art. 5º, II da Lei nº 13.709/2018.

    Este serviço não trata dados pessoais de crianças ou adolescentes.

    Prazo de retenção para dados pessoais
    Indeterminado

    Hipótese de tratamento de dados pessoais adotada (Lei 13709/2018)
    • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador

    Finalidade do tratamento

    Aprovar a DSO, através da verificação do atendimento aos requisitos estabelecidos no arcabouço regulatório de Segurança Operacional de E&P.

    Previsão legal do tratamento

    Lei nº 9.847, de 26 de outubro de 1999

    Resoluções ANP 43/2007 e 02/2010

    Dados pessoais compartilhados com outras instituições

    Não é realizado compartilhamento de dados pessoais e dados pessoais sensíveis com outras instituições públicas ou privadas.

    País(es) e instituição(ões) que recebem transferência(s) internacional de dados pessoais e/ou dados pessoais sensíveis

    Não é realizada transferência internacional de dados pessoais e dados pessoais sensíveis.

    Link da política de privacidade/termo de uso do serviço
    https://www.gov.br/anp/pt-br/acesso-a-informacao/termo-uso-politica-privacidade-lgpd.pdf/view

SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Aprovar realização de testes com uso de hidrocarbonetos antes da autorização de operação, por prazo máximo de três meses
  • Aprovar projeto visando autorizar uso de sistema de medição de petróleo e gás natural
  • Aprovar retomada de operação após paralisação das atividades por período igual ou superior a 1 ano - Biocombustíveis
  • Aprovar alteração nas instalações produtoras de derivados de petróelo e gás natural (sem alteração de capacidade)
  • Análise de pleitos de prorrogação da Fase de Exploração e de suspensão do contrato
  • Aprovar realização de teste de capacidade

Serviços relacionados

Outros Serviços Cadastrar usuário externo no SEI-ANP
Cadastro para utilizar o Sistema Eletrônico de Informações - SEI da ANP.
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Documento de Segurança OperacionalDSOUpstream
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