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Você está aqui: Página Inicial Serviços Solicitar análise laboratorial de amostras de madeira e produtos florestais

Solicitar análise laboratorial de amostras de madeira e produtos florestais

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As alterações feitas no estado "Em edição" estarão visíveis a todos.
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Meio Ambiente e Clima

Outros Serviços > Análises
Solicitar análise laboratorial de amostras de madeira e produtos florestais (LPF/SBF)
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O Laboratório de Produtos Florestais – LPF é um centro especializado em pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica na área de produtos florestais, dando suporte às ações do Serviço Florestal Brasileiro - SFB com vistas à conservação e ao uso sustentável dos recursos florestais.

    As análises laboratoriais são serviços técnicos especializados ofertados pelo Laboratório de Produtos Florestais nas áreas da Anatomia e Morfologia da Madeira, Biodegradação e Preservação, Energia da Biomassa, Engenharia e Física, Secagem da madeira, Produtos Florestais e Química, Adesivos e Borracha Natural.

    Os serviços de análise laboratorial oferecidos pelo LPF estão disponíveis para consulta no endereço: lpf@florestal.gov.br. 

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Empresas do ramo madeireiro

    Entidades e Órgãos públicos

    Universidades e centros de pesquisas

    Outras entidades interessadas

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar análise laboratorial

      A solicitação de análise laboratorial de amostras florestais e de madeira deverá ser enviada  para o e-mail lpf@florestal.gov.br contendo as seguintes informações:

      - nome completo da análise laboratorial

      - material

      - espécie vegetal

      - nº amostras

       - nome completo ou razão social do solicitante

      - CPF ou CNPJ

      - telefone

      - endereço completo

      Canais de prestação

        E-mail : 

      lpf@florestal.gov.br

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Confirmar interesse pela realização da análise

      Após recebimento do e-mail enviado pelo LPF contendo o valor total do serviço, o solicitante deverá confirmar, também por e-mail, o interesse na realização da análise

      Canais de prestação

        E-mail : 

      lpf@florestal.gov.br

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Fazer pagamento

      A Guia de Recolhimento da União (GRU) referente aos custos da realização da análise laboratorial será enviada por e-mail ao interessado que deverá efetuar o pagamento até a data de vencimento.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      lpf@florestal.gov.br

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    4. Receber o Laudo Técnico

      Após a confirmação do pagamento e consequente realização das análises laboratoriais, o LPF enviará via e-mail contendo o laudo técnico com os resultados da análise. O prazo para o atendimento da demanda está relacionando ao tempo que o cidadão leva para enviar o comprovante de pagamento da GRU fornecida. Após a entrega do comprovante os testes serão realizados e no prazo acordado, o cidadão será informado sobre  resultado do teste solicitado. 

      Canais de prestação

        E-mail : 

      lpf@florestal.gov.br

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 45 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O tempo estimado poderá depender do tipo de análise laboratorial solicitada.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    E-mail: lpf@florestal.gov.br

    Telefone: (61) 3247-9468


    Este é um serviço do(a) Serviço Florestal Brasileiro . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • RESOLUÇÃO MMA Nº 39, DE 13 DE OUTUBRO DE 2017


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Registrar preservativo de madeira
  • Obter licença para fabricação de produto veterinário exclusivamente para exportação
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: MadeiraQualidadeTecnologiaAnatomiaCaracterizaçãoPreservaçãoBiodegradaçãoFungosEnergiaPoder caloríficoPelletsPropriedades mecânicasQuímica da madeira
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