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Você está aqui: Página Inicial Serviços Solicitar análise e identificação de pragas do cacaueiro

Solicitar análise e identificação de pragas do cacaueiro

Info

Agricultura e Pecuária

Apoio e Promoção > Serviços de Suporte
Solicitar análise e identificação de pragas do cacaueiro
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Avaliação: 5.0 (1)
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Trata-se de sistema online de solicitação de serviço de identificação de problemas fitossanitários associados à cadeia produtiva do cacau, visando a sua diagnose e indicação de tratamento adequado. Com gerenciamento automatizado o sistema possibilita o envio de imagens e vídeos de plantas e/ou frutos afetados, acompanhados ou não de áudios ou texto descrevendo o problema, de modo a facilitar a análise, que poderá ser realizada sem necessidade de coleta e envio para o laboratório, reduzindo deslocamentos de agricultores e técnicos da CEPLAC, resultando em redução de custos e maior agilidade na identificação e na indicação dos tratamentos adequados.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Produtores Rurais Tradicionais, Agricultores Familiares e Empresas Agrícolas, Indústrias, Associações e Cooperativas que necessitem identificar pragas ou outros problemas fitossanitários em plantações de cacau.

    ENVIO DE INFORMAÇÕES COM IDENTIFICAÇÃO DA PROPRIEDADE, FOTOS, VÍDEOS E/OU ÁUDIOS QUE PERMITAM A VISUALIZAÇÃO E DESCRIÇÃO DOS SINTOMAS E, SE NECESSÁRIO, COLETA DE MATERIAL VEGETAL PARA ANÁLISE LABORATORIAL.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Preencher o formulário eletrônico de solicitação de análise

      Seguir as orientações disponíveis para cada uma das questões no formulário eletrônico, não esquecendo nenhum campo obrigatório e enviá-lo para o MAPA/SDI/CEPLAC.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Formulário eletrônico de solicitação preenchido, contendo fotos, vídeos e/ou áudios com a descrição do problema.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Aguardar avaliação da solicitação

      Um técnico, devidamente capacitado, avaliará a solicitação para definir sobre o atendimento: identificação imediata do problema através das informações e imagens fornecidas pelo solicitante; ou necessidade de coleta de material vegetal, bem como a forma como ela se dará.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Acesso ao formulário eletrônico preenchido pelo solicitante. O técnico poderá solicitar informações ou imagens adicionais.

      Tempo de duração da etapa

      Até 15 dia(s) corrido(s)
    3. Coleta de amostras e envio de amostras (se necessário)

      A coleta de amostras poderá ser feita pelo solicitante seguindo as instruções do técnico ou em visita do técnico a ser agendada pelo sistema.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Ficha de diagnose clínica e amostra da planta com sintomas da doença. 

      Custos

      Coleta e envio de amostra pelo solicitante
      • Os custos de coleta e envio serão do próprio solicitante. Em caso de visitas in loco, a Ceplac arcará com os custos do deslocamento
        .

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    4. Aguardar análise da Amostra

      Nessa etapa microorganismos são isolados em meios de cultura para serem identificados por meio de técnicas de fitopatológicas, visando a diagnose dos problemas.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Laboratório localizado no Centro de Pesquisa do Cacau - Rod. Ilhéus/Itabuna, Km 22, Ilhéus/BA.

      Tempo estimado de espera :  Até 1 hora(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Ficha de diagnose.

      Tempo de duração da etapa

      Até 60 dia(s) corrido(s)
    5. Emitir e disponibilizar o laudo técnico

      O técnico emite o laudo e disponibiliza pelo sistema.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Laudo técnico. 

      Tempo de duração da etapa

      Até 5 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
    CEPLAC

    Telefone: 61 3218.3779
    E-mail: ceplac.diretoria@agro.gov.br

    Este é um serviço do(a) Ministério da Agricultura e Pecuária . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Lei nº13.460/17

      https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13460.htm

    •  Lei 10.048/2020

      https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L10048.htm


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Obter informações sobre mapeamento das áreas agrícolas
  • Obter autorização para operação inicial de instalação nuclear de potência ou pesquisa
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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: pragas;plantação;agricultura;cacau;sintomatologia;doença;cacauicultura;problemas fitossanitários.
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