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Requerer avaliação de impacto a Bens Culturais no âmbito de Licenciamento Ambiental

Info

Cultura, Artes, História e Esportes

Consultas e comunicações > Patrimônio Cultural
Requerer avaliação de impacto a Bens Culturais no âmbito de Licenciamento Ambiental
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 16/10/2025
  • O que é?

    Serviço realizado pelo IPHAN quando instado a se manifestar nos processos de licenciamento ambiental federal, estadual e municipal, em razão da existência de interferência na Área de Influência Direta – AID da atividade ou empreendimento sobre bens culturais acautelados em âmbito federal. Consideram-se bens acautelados aqueles tombados pelo Decreto-Lei nº 25/1937 protegidos pela Lei nº 3.924/1961 registrados nos termos do Decreto nº 3.551/2000 e valorados nos termos da Lei nº 11.483/2007

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoa Jurídica

      • O acesso deverá ocorrer, exclusivamente, por meio da pessoa jurídica responsável pelo empreendimento;
      • Em casos de licenciamento ambiental, o interessado deverá consultar o órgão ambiental correspondente.
  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Requerer avaliação de impacto aos Bens Culturais Acautelados no Âmbito do Licenciamento Ambiental

      Canais de prestação

        Web : 

      Digitalmente, através do Sistema de Avaliação de Impacto ao Patrimônio - SAIP.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Alternativamente, através de contato direto com a Coordenação-Geral de Licenciamento Ambiental (CNL).

      Telefone: (61) 2024-6344/6345

      E-mail: cglic@iphan.gov.br

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 90 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Telefone: (61) 2024-6344/6345

    E-mail: cglic@iphan.gov.br

     


    Este é um serviço do(a) Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Decreto-Lei nº 25/1937

      • Lei nº 3.924/1961
      • Decreto nº 3.551/2000
      • Lei nº 11.483/2007

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​


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  • Solicitar informações sobre Plano de Salvaguarda para bens registrados
  • Obter autorização para Intervenções em Bens Imóveis Tombados
  • Propor ação de identificação utilizando o Inventário Nacional de Referências Culturais
  • Cadastrar bem arqueológico
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: AcauteladosLicenciamento AmbientalAmbiental
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