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Você está aqui: Página Inicial Serviços Cadastrar instituição para recebimento de publicações da Fundação Biblioteca Nacional

Cadastrar instituição para recebimento de publicações da Fundação Biblioteca Nacional

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As alterações feitas no estado "Em edição" estarão visíveis a todos.
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Cultura, Artes, História e Esportes

Apoio e Assistência Técnica > Cultura e artes
Cadastrar instituição para recebimento de publicações da Fundação Biblioteca Nacional " Receber doação de livros da Biblioteca Nacional" , " Doação de livros" , " Intercâmbio"
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Avaliação: 4.9 (56)
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 29/09/2025
  • O que é?

    A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) mantém um serviço de intercâmbio de livros com outras instituições. Nesse serviço, a FBN doa exemplares duplicados do seu acervo e faz permuta de publicações próprias e de órgãos oficiais brasileiros. Hoje, mais de 700 bibliotecas e instituições culturais, no Brasil e no exterior, participam dessa rede.

    As doações são enviadas com apoio do Comando da Aeronáutica, que entrega os livros no aeroporto escolhido pela instituição. É importante que os materiais sejam retirados no dia e horário informados pela Aeronáutica.

    No caso de instituições localizadas no Rio de Janeiro, as doações devem ser retiradas diretamente na sede da FBN, na Av. Rio Branco, 219 – 3º andar.

    Para mais informações, escreva para: inter@bn.gov.br

  • Quem pode utilizar este serviço?

    A FBN realiza doações exclusivamente para bibliotecas e instituições culturais. 

    Quem pode solicitar:

    • Pessoas físicas vinculadas a bibliotecas e instituições que possuam acervo de acesso público (como escolas, associações, ONGs e similares). É preciso comprovar o vínculo por meio de uma carta-modelo disponível no formulário de solicitação.
    • Pessoas jurídicas cadastradas no GOV​.BR. Nesses casos, a solicitação deve ser feita pelos colaboradores adicionados pela instituição a sua conta de pessoa jurídica. Para saber mais sobre como cadastrar pessoas jurídicas e colaboradores no GOV​.BR, acesse a página de Dúvidas Frequentes da Conta GOV.BR.
  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Iniciar o serviço

      Para acessar o serviço, clique em Iniciar e escolha o tipo de acesso: CPF ou CNPJ.

      • Se escolher CPF: você será direcionado para o formulário de solicitação.
      • Se escolher CNPJ: aparecerá a lista de pessoas jurídicas vinculadas ao seu CPF (conforme o cadastro de pessoa jurídica e colaboradores já feito no GOV​.BR. Em seguida, selecione a instituição desejada e preencha o formulário de solicitação.

      Canais de prestação

        Web : 

      Iniciar o serviço.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato por e-mail. inter@bn.gov.br, ou por telefone, (21) 3095-3961.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Quem optar pelo acesso via CPF precisará enviar uma carta que comprove o vínculo com a instituição. O modelo da carta está disponível no formulário de solicitação.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Acompanhar a solicitação

      O solicitante deve acompanhar o andamento da solicitação acessando o campo Consultar serviços solicitados em  Minha área GOV​.BR, após realizar login em sua conta GOV​.BR.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acompanhar a solicitação.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato por e-mail, inter@bn.gov.br, ou por telefone, (21) 3095-3961.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Avaliar o serviço

      Após a confirmação do cadastramento, o solicitante poderá avaliar o serviço cessando o campo Consultar serviços solicitados em  Minha área GOV​.BR, após realizar login em sua conta GOV​.BR.

      Canais de prestação

        Web : 

      Avaliar o serviço.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato por e-mail, inter@bn.gov.br, ou por telefone, (21) 3095-3961.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Conforme o fluxo definido pelo Núcleo de Intercâmbio da FBN, as publicações serão destinadas às instituições.

    As doações para instituições localizadas no Rio de Janeiro devem ser retiradas na sede da FBN, na Av. Rio Branco, 219 – 3º andar.

    Conforme cooperação estabelecida com o Comando da Aeronáutica, as doações para instituições de outros estados serão encaminhadas ao aeroporto de preferência da instituição, sendo necessário que os livros sejam retirados em dia e horário específicos, conforme informações repassadas pela Aeronáutica.

    Para mais informações, entre em contato por, e-mail inter@bn.gov.br, ou por telefone, 21 3095-3961.


    Este é um serviço do(a) Fundação Biblioteca Nacional . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:n· Urbanidade;n· Respeito;n· Acessibilidade;n· Cortesia;n· Presunção da boa-fé do usuário;n· Igualdade;n· Eficiência;n· Segurança; en· Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000


  • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD
    Dados pessoais tratados por este Serviço
    • Nome
    • CPF
    • E-mail
    • Telefone

    Dados pessoais sensíveis tratados por este Serviço de acordo com a Lei 13709/2018, art. 5º, II
    • Este serviço não coleta dados pessoais sensíveis nos termos do Art. 5º, II da Lei nº 13.709/2018.

    Este serviço não trata dados pessoais de crianças ou adolescentes.

    Prazo de retenção para dados pessoais
    Prazo indeterminado (enquanto forem necessários para cumprir os objetivos da coleta).

    Hipótese de tratamento de dados pessoais adotada (Lei 13709/2018)
    • Execução de políticas públicas

    Finalidade do tratamento

    Os dados coletados têm como finalidade identificar os solicitantes e possibilitar o contato, caso seja necessário.

    Previsão legal do tratamento
    • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei n° 13.709/2018;
    • Portaria FBN nº 83, de 21 de novembro de 2024, que aprova a Política de Proteção de Dados Pessoais da Fundação Biblioteca Nacional.
    Dados pessoais compartilhados com outras instituições

    Não é realizado compartilhamento de dados pessoais e dados pessoais sensíveis com outras instituições públicas ou privadas.

    País(es) e instituição(ões) que recebem transferência(s) internacional de dados pessoais e/ou dados pessoais sensíveis

    Não é realizada transferência internacional de dados pessoais e dados pessoais sensíveis.

    Link da política de privacidade/termo de uso do serviço
    https://www.gov.br/bn/pt-br/acesso-a-informacao-2/lei-geral-de-protecao-de-dados-pessoais-lgpd/PORTARIAFBNN83DE21DENOVEMBRODE2024PPDP.pdf
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  • Solicitar doação de material bibliográfico
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  • Baixar um livro digital (e-book) da Editora Fiocruz gratuitamente
  • Solicitar reprodução do acervo da Biblioteca Nacional
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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: doação de livrosintercâmbioobter livros
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