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Você está aqui: Página Inicial Serviços Realizar exames ou consultas no INES

Realizar exames ou consultas no INES

Info

Saúde e Vigilância Sanitária

Rede de Atendimento à Saúde > Atendimento Especializado
Realizar exames ou consultas no INES
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    A Divisão de Audiologia (DIAU) do Instituto Nacional de Educação de Surdos foi criada em 1985 e tem como atribuição regimental avaliar a audição dos indivíduos, fornecendo subsídios técnico-científicos relativos à prevenção e ao diagnóstico precoce da surdez.

    Por se tratar de uma instituição de ensino, o atendimento é feito de forma prioritária aos alunos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

    A DIAU realiza avaliação audiológica de todos os alunos do instituto e também atende à comunidade, do recém-nascido ao idoso de todo o Brasil.

    O atendimento é estendido ao público externo somente quando há vagas disponíveis.

    A avaliação audiológica se dá através dos seguintes testes:

    Audiometria infantil; audiometria tonal e vocal; imitanciometria; emissões otoacústicas evocadas (“teste da orelhinha”); audiometria de potenciais evocados de tronco cerebral; indicação e adaptação de prótese auditiva.

    Também é feita a orientação aos responsáveis sobre a surdez e o encaminhamento pedagógico e fonoaudiológico quando necessário.

    Para marcação de consulta o interessado deverá ligar para (21) 2285-6263, ou (21) 2285-7597 ramal 126, e fazer o agendamento.

     Para mais informações, entre em contato pelo e-mail diau@ines.gov.br


     

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Prioritariamente, alunos do INES.

    Qualquer pessoa, desde que haja vaga disponível.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Agendar atendimento

      Alunos:

      - De segunda a quinta

       Público externo:

      - Às sextas-feiras a partir das 10 horas

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Instituto Nacional de Educação de Surdos - Divisão de Audiologia - Rua das Laranjeiras, 232, Laranjeiras. Rio de Janeiro/RJ.

       

      Tempo estimado de espera :  Até 1 hora(s)

        Telefone : 

      Para marcação de consulta o interessado deverá ligar para (21) 2285-6263, ou (21) 2285-7597 ramal 126, e fazer o agendamento.

       

      Tempo estimado de espera :  Até 30 minuto(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Carteirinha do instituto (para alunos)



      • CPF (público externo)

      Tempo de duração da etapa

      Entre 8 e 15 dia(s) útil(eis)
    2. Comparecer à consulta ou ao exame

      Na data marcada para atendimento, comparecer no horário marcado sem atrasos.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Instituto Nacional de Educação de Surdos - Divisão de Audiologia - Rua das Laranjeiras, 232, Laranjeiras. Rio de Janeiro/RJ

       

      Tempo estimado de espera :  Até 30 minuto(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Alunos: Carteirinha do instituto

      • Público externo: 

        - CPF

        - Na primeira consulta comprovante de residência.

        - Para teste da orelhinha, carteira de vacinação e comprovante de residência.

      Tempo de duração da etapa

      Em média 1 hora(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 8 e 15 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado
    Os exames duram mais ou menos: 
    Audiometria adulto: 30 minutos 
    Audiometria infantil: 1 hora 
    Teste da orelhinha: 30 minutos 
    Bera: 1h30  
    Laudo: 20 minutos 

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Para marcação de consulta o interessado deverá ligar para (21) 2285-6263, ou (21) 2285-7597 ramal 126, e fazer o agendamento.

    https://www.gov.br/ines/pt-br/assuntos/audiologia

    Este é um serviço do Instituto Nacional de Educação de Surdos.

    Em caso de reclamações ou sugestões favor entrar em contato com a Ouvidoria, preferencialmente na plataforma https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx ou pelo e-mail: ouvidoria@ines.gov.br.


    Este é um serviço do(a) Instituto Nacional de Educação de Surdos . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Obs.: Os nossos atendimentos são realizados conforme prévio agendamento.

    O atendimento é por hora marcada.


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Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: exameaudiologiafonoaudiólogomarcação
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