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Realizar Autodiagnóstico em Boas Práticas de Fabricação de Bebidas, Vinhos e Derivados da Uva e do Vinho

Info

Empresa, Indústria e Comércio

Indústria > Outros Serviços
Realizar Autodiagnóstico em Boas Práticas de Fabricação de Bebidas, Vinhos e Derivados da Uva e do Vinho
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Última Modificação: 23/09/2025
  • O que é?

    Este sistema é uma ferramenta gratuita, voluntária e interativa do MAPA, desenvolvida para que as indústrias possam realizar, por iniciativa própria, uma autoavaliação das suas práticas de fabricação, com base nos parâmetros técnicos vigentes,  em conformidade com o autocontrole previsto na lei 14.515, de 29 de dezembro de 2022. Seu objetivo é orientar a melhoria contínua dos processos produtivos e fortalecer os mecanismos de autocontrole. O envio das informações é facultativo; caso a empresa opte por enviar os dados, o MAPA terá acesso a eles para fins exclusivamente orientativos e de acompanhamento, sem qualquer uso para efeitos de fiscalização. Se a empresa preferir não enviar, o sistema poderá ser utilizado apenas internamente como instrumento de gestão da qualidade.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Estabelecimentos definidos no art. 4º do Regulamento aprovado pelo Decreto nº 6.871, de 4 de junho de 2009 e no art. 6º do Regulamento aprovado pelo Decreto nº 8.198, de fevereiro de 2014, a saber:
    I - produtor ou elaborador;
    II - padronizador;
    III - envasilhador ou engarrafador;
    IV - atacadista;
    V - exportador; ou
    VI - importador.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Iniciar Autodiagnóstico

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o link

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Consultar Autodiagnóstico enviado

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o link

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Coordenação-Geral de Vinhos e Bebidas - CGVB/DIPOV através do e-mail cgvb-dipov@agro.gov.br

    Tel: (61) 3218-2443/ 3218-2336


    Este é um serviço do(a) Ministério da Agricultura e Pecuária . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 5, DE 31 DE MARÇO DE 2000.

    • INSTRUÇÃO NORMATIVA 72, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2018

    • DECRETO Nº 6.871, DE 4 DE JUNHO DE 2009.

    • DECRETO Nº 8.198, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2014

    • Decreto nº 10.026 de 25 de setembro de 2019

    • Em consonância com o autocontrole previsto na

      LEI Nº 14.515, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2022


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Solicitar apoio do NUGEX do CCAAB em ações de extensão - UFRB
  • Realizar atendimento em Pronto Atendimento Obstétrico
  • Obter registro automático de bebidas, fermentados acéticos, vinhos e derivados da uva e do vinho
  • Realizar residência médica no hospital Universitário Walter Cantídio
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: AutodiagnósticoAutoavaliação de Boas Práticas de FabricaçãoDiagnóstico de Estabelecimentofermentados acéticosvinhos derivados da uva uvaAvaliação de estabelecimentoAutocontroleBoas PráticasLista de VerificaçãoLaudo de Vistoria
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