O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
O Pronto Socorro atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem por finalidade prestar assistência clínica, cirúrgica, traumatológica e/ou pediátrica a pacientes pertencentes a 4ª CRS à Alta e Média Complexidade em urgências e emergências e à 10ª CRS para Alta Complexidade nas especialidades de Nefrologia, Cardiologia, Hemato/Oncologia e Traumatologia. O Pronto Socorro Pediátrico é responsável pelo atendimento de crianças de zero a 14 anos e meio (14,5 anos).
Vias de acesso:
• DEMANDA ESPONTÂNEA – Pacientes que chegam ao PS por meios próprios, sem contato ou aceites prévios.
• VAGA ZERO - A “vaga zero” é um recurso essencial para garantir acesso imediato aos pacientes com risco de morte ou sofrimento intenso, devendo ser considerada como situação de exceção e não uma prática cotidiana na atenção às urgências. São pacientes que ingressam no PS regulados pela Central Estadual de Regulação das Urgências/SAMU-RS
• VAGA SEMPRE – A “vaga sempre” é utilizada para casos graves sem risco iminente de morte para serviços de referência (vaga referenciada). São pacientes que ingressam no PS regulados pela Central Estadual de Regulação das Urgências/SAMU-RS.
• VAGA IMPOSITIVA – Pacientes considerados com risco de morte ou de perda iminente de membro ou de função devem ser transferidos para os Centros de Referência. São pacientes que ingressam no PS regulados pela Central Estadual de Regulação das Urgências/SAMU-RS ou pela Central de Regulação Estadual (GERINT).
• GERINT – (Gerenciamento de Internações Hospitalares). É o sistema para regulação de internações. São pacientes regulados pela Central de Regulação Estadual, com aceite prévio junto ao Núcleo Interno de Regulação- NIR e equipe médica assistencial.
• ORDEM JUDICIAL – Pacientes que ingressam no PS por determinação judicial. Para aqueles oriundos do GERINT, deverá ser registrado o número do protocolo nos canais de comunicação (TEAMS).
• AMBULATÓRIO/OUTROS SERVIÇOS DO HUSM – Pacientes encaminhados dos ambulatórios e outros serviços do HUSM (SAD, Pneumo, hemodinâmica, entre outros) ao PS após contato com o NIR.
OUTROS SERVIÇOS: pacientes com forma de acesso diferente das citadas acima, porém com contato prévio junto ao NIR. Serão, exclusivamente, os citados abaixo: - Serviços de Resgate (Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, entre outros);
Vítimas de animais peçonhentos (após contato do serviço solicitante junto ao CIT e orientações de tratamento);
Vítimas de abuso sexual; - Pacientes com vínculo de atendimento no HUSM que apresentar intercorrência de urgência e necessitar de atendimento tempo-dependente.
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Quem pode utilizar este serviço?
Usuários do SUS
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Etapas para a realização deste serviço
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Recepcionar os pacientes no Pronto socorro
Todo o paciente deverá fazer primeiro a ficha de atendimento e receber pulseira de identificação, na recepção da UPS, antes da consulta; Todo o paciente para ser atendido na UPS, deverá aguardar na sala de espera, salvo situação de urgência e/ou emergência, quando será acompanhado imediatamente à sala de emergência.
Canais de prestação
Presencial :Pronto Socorro do Hospital Universitário de Santa Maria, Avenida Roraima nº 1000, prédio 22, Bairro Camobi, CEP: 97105-900 Santa Maria – RS
Telefones: (55) 3213 - 1701, (55) 3213 - 1703,(55) 3213 - 1704
Tempo estimado de espera : Até 60 minuto(s)
Custos
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Os atendimentos realizados no Husm-UFSM são 100% pelo SUS.R$ 0,00
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
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Atender os pacientes no Pronto Socorro
Na sala de consulta o paciente será acolhido para a classificação de risco, essa classificação auxilia a equipe médica a organizar o atendimento e garantir que os casos mais graves recebam atenção imediata.
· Vermelho: Emergência, atendimento imediato;
· Laranja: Muito Urgência, (geralmente em 10 minutos);
· Amarelo: Urgente, atendimento em até 60 minutos;
· Verde: Pouco urgente, atendimento em maior espaço de tempo, 120 min;
· Azul: Não urgente, 240 min;
· Branco: Sem risco
Canais de prestação
Presencial :Pronto Socorro do Hospital Universitário de Santa Maria, Avenida Roraima nº 1000, prédio 22, Bairro Camobi, CEP: 97105-900 Santa Maria – RS
Telefones: (55) 3213 - 1701, (55) 3213 - 1703, (55) 3213 - 1704
Tempo estimado de espera : Até 60 minuto(s)
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Realizar alta do paciente
Os pacientes da sala de observação, deverão permanecer por um período máximo de 24 horas. Após, deverão ter alta ou serem transferidos para as unidades de internação do HUSM ou encaminhados a outras instituições pelo médico plantonista, que tem autonomia para dar alta e/ou transferir o paciente.O plano de alta médica deve ser escrito na prescrição e comunicado à enfermagem e à família.
Canais de prestação
Presencial :Pronto Socorro do Hospital Universitário de Santa Maria, Avenida Roraima nº 1000, prédio 22, Bairro Camobi, CEP: 97105-900 Santa Maria – RS
Telefones: (55) 3213 - 1701, (55) 3213 - 1703,(55) 3213 - 1704
Tempo estimado de espera : Até 60 minuto(s)
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
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Recepcionar os pacientes no Pronto socorro
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimado
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoHospital Universitário de Santa Maria, Avenida Roraima nº 1000, prédio 22, Bairro Camobi, CEP: 97105-900 Santa Maria – RS
Telefone (55) 3213 - 1701, (55) 3213 - 1703, (55) 3213 - 1704
Este é um serviço do(a) EBSERH - Filial Hospital Universitário de Santa Maria . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço