Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Serviços e Informações do Brasil
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Temas em Destaque
    • Orçamento Nacional
    • Redes de Atendimento do Governo Federal
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Serviços para Imigrantes
    • Política e Orçamento Educacionais
    • Educação Profissional e Tecnológica
    • Educação Profissional para Jovens e Adultos
    • Trabalho e Emprego
    • Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Combate à Discriminação Racial
    • Política de Proteção Social
    • Política para Mulheres
    • Saúde Reprodutiva da Mulher
    • Cuidados na Primeira Infância
    • Habitação Popular
    • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
  • Notícias
    • Serviços para o cidadão
    • Saúde
    • Agricultura e Pecuária
    • Cidadania e Assistência Social
    • Ciência e Tecnologia
    • Comunicação
    • Cultura e Esporte
    • Economia e Gestão Pública
    • Educação e Pesquisa
    • Energia
    • Forças Armadas e Defesa Civil
    • Infraestrutura
    • Justiça e Segurança
    • Meio Ambiente
    • Trabalho e Previdência
    • Turismo
  • Galeria de Aplicativos
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Consultar minhas solicitações
  • Órgãos do Governo
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Canais do Executivo Federal
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
  • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
Você está aqui: Página Inicial Serviços Protocolar Reclamação/Representação contra Instituição de Educação Superior (IES)

Protocolar Reclamação/Representação contra Instituição de Educação Superior (IES)

Info

Educação e Pesquisa

Gestão Educacional > Instituições de Ensino Superior
Protocolar Reclamação/Representação contra Instituição de Educação Superior (IES)
Iniciar
Avaliação: 1.9 (37)
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

Iniciar
Imprimir Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Linkedin Compartilhar essa página
Última Modificação: 06/10/2025
  • O que é?

    Este serviço permite protocolar Reclamação/Representação junto à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/MEC) contra Instituições de Educação Superior (IES) integrantes do sistema federal de ensino. O objetivo é relatar deficiências ou indícios de irregularidades no funcionamento de instituições ou cursos de graduação e pós-graduação lato sensu. O procedimento está previsto no Capítulo III do Decreto n° 9235, de 17 de dezembro de 2017, que regulamenta o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições e cursos superiores no sistema federal de ensino.

    Antes de protocolar a sua reclamação ou representação, recomenda-se primeiro buscar atendimento junto à própria instituição, por meio de sua ouvidoria ou estrutura equivalente.

    Se o problema não for solucionado pela instituição, verifique se existem indícios ou provas suficientes de irregularidades ou falhas na oferta da educação superior pela instituição.

    A Seres atuará na mediação entre o reclamante e a IES, dando à instituição ciência da reclamação e um prazo de 30 dias para se manifestar acerca do assunto e das providências tomadas para solução de eventual pleito.

    Havendo indícios mínimos de irregularidade ou deficiência em cursos ou IES, a Seres iniciará o processo de supervisão, em fase de procedimento preparatório, na qual a IES será notificada a prestar esclarecimentos, no prazo de 30 dias, com eventual comprovação de suas justificativas a respeito dos fatos.

    Configurada a irregularidade ou a deficiência na conduta da IES, ou até mesmo a sua omissão na prestação de informações no procedimento preparatório, poderá ocorrer a instrução do processo de supervisão em sua fase sancionadora, para aplicação de penalidades.

    *Integram o Sistema Federal de Ensino: Instituições federais públicas, IES criadas e mantidas pela iniciativa privada, órgãos federais de educação superior e IES criadas pelo Poder Público estadual, distrital ou municipal, desde que mantidas por pessoas jurídicas de direito privado, além das IES qualificadas como instituições comunitárias.

    Alguns casos que não competem à Seres:

    1 - Reclamações contra instituições do Poder Público estadual, do Distrito Federal ou do Poder Público municipal, relacionadas à oferta presencial de educação superior, devem ser encaminhadas aos respectivos Conselhos ou Secretarias Estaduais de Educação, .

    2 - A Seres não atua em questões de relação consumerista, como valor da mensalidade, geração de boletos e em assuntos de autonomia das IES, como reprovações em disciplinas e pequenas alterações no currículo.

    3 - Denúncias e reclamações relacionadas a serviços públicos prestados pelo Ministério da Educação devem ser encaminhadas à Ouvidoria do MEC.

    Caso o assunto da reclamação/representação não esteja no âmbito de atuação da Seres/MEC, o Núcleo de Apoio e Atendimento Integrado (NAAI), sempre que possível, indicará o canal mais adequado para o serviço.

  • Quem pode utilizar este serviço?
    • Estudantes e egressos, docentes e ex-docentes, funcionários e ex-funcionários técnico-administrativos de instituições de educação superior do sistema federal de ensino.
    • Órgãos representativos, entidades educacionais e organizações da sociedade civil.
    • Conselhos profissionais.
    • Cidadãos em geral.
  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Preencher o formulário de Reclamação/Representação

      Há dados de identificação obrigatórios, como CNPJ da mantenedora, código e-MEC e nome completo da instituição, que podem ser consultados no Cadastro e-MEC https://emec.mec.gov.br/emec/nova.

      Podem existir instituições com nomes ou siglas similares, é preciso esclarecer a qual instituição se refere. Caso a reclamação/representação seja referente a um dos cursos da IES ou a alguma localidade, é importante registrar isso.

      É necessário incluir documentação comprobatória.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Acompanhamento do processo administrativo de supervisão

      Nos casos em que houver a instauração de processo administrativo de supervisão, a equipe do NAAI informará o número do processo para acompanhamento por meio do Sistema Eletrônico do Informações (SEI) do MEC.

      Canais de prestação

        Web : 

      https://www.gov.br/mec/pt-br/centrais-de-conteudo/sistemas-e-plataformas/sei

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    O Núcleo de Apoio e Atendimento Integrado (NAAI) é o canal institucional de comunicação da SERES. O contato pode ser realizado pelo endereço https://mecsp.metasix.solutions/portal, ou pelo telefone (61) 2022-8199.


    Este é um serviço do(a) Ministério da Educação . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017, Capítulo III.

      • Portaria nº 315, de 4 de abril de 2018, Capítulo II.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


Login Integrado

Utilize a sua conta GOV.BR para acessar este serviço.

Ainda não tem uma conta? Saiba mais

Bronze Prata Ouro

Você precisa ter uma conta nível Bronze, Prata ou Ouro para acessar este serviço.

Dúvidas sobre o nível da conta? Saiba mais

SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Efetuar registro de Manifestação
  • Obter diploma ou 2ª via de diploma de pós-graduação - UFSM
  • Realizar consulta especializada em Ginecologia e Obstetrícia
  • Registrar reclamação sobre problema não resolvido pela distribuidora
  • Registrar Reclamação, Denúncia, Sugestão ou Outras Manifestações
  • Cadastrar sítios arqueológicos
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: ReclamaçãoRepresentaçãoDenúnciaSupervisãoEducação Superior
Aviso
Sua avaliação já foi realizada
Erro
Avaliação indisponível no momento
Erro
Erro ao gravar motivo da avaliação.
As informações desta página foram úteis para você?
75% 25%
Média dos últimos 12 meses.
250
Agradecemos a sua contribuição para a melhoria do GOV.BR!
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Temas em Destaque
    • Orçamento Nacional
    • Redes de Atendimento do Governo Federal
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Serviços para Imigrantes
    • Política e Orçamento Educacionais
    • Educação Profissional e Tecnológica
    • Educação Profissional para Jovens e Adultos
    • Trabalho e Emprego
    • Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Combate à Discriminação Racial
    • Política de Proteção Social
    • Política para Mulheres
    • Saúde Reprodutiva da Mulher
    • Cuidados na Primeira Infância
    • Habitação Popular
    • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
  • Notícias
    • Serviços para o cidadão
    • Saúde
    • Agricultura e Pecuária
    • Cidadania e Assistência Social
    • Ciência e Tecnologia
    • Comunicação
    • Cultura e Esporte
    • Economia e Gestão Pública
    • Educação e Pesquisa
    • Energia
    • Forças Armadas e Defesa Civil
    • Infraestrutura
    • Justiça e Segurança
    • Meio Ambiente
    • Trabalho e Previdência
    • Turismo
  • Galeria de Aplicativos
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Consultar minhas solicitações
  • Órgãos do Governo
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Canais do Executivo Federal
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
  • Empresas e Negócios
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca