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Participar de Processo Seletivo para curso de graduação - UFPEL

Info

Educação e Pesquisa

Ensino Superior > Permanência
Participar de Processo Seletivo para curso de graduação - UFPEL " SISU-UFPEL"
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Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Se você deseja fazer graduação na Universidade, você precisa participar de um dos seguintes processos seletivos: SISU, PAVE, Vestibular, Processo Seletivo especial para indígenas e quilombolas. Há, também, os processos seletivos complementares, os quais ocorrem por meio de reopção, portador de diploma de curso superior, reingresso e transferência voluntária.

    Todos esses processos para ingresso são regidos por edital, contendo todas as instruções. Dentre elas, é necessário, inicialmente, preencher uma ficha de inscrição. 

    Em https://wp.ufpel.edu.br/cra/ você obtém todas as informações.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Cidadãos, Estrangeiros

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Inscrição (on-line) em processo seletivo.

      Inscrições deverão ser realizadas conforme edital publicado.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site Acesse o site

      Selecione link para inscrição, conforme indicado no edital do processo seletivo. 

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Os documentos estarão elencados nos editais relativos às modalidades de ingresso.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Pagamento da taxa de inscrição.

      Pagamento deverá ser realizado conforme previsão em edital.

      Obs.: alguns processos seletivos dispensam pagamento de taxa de inscrição.

      Canais de prestação

        Web : 

      Pagamento da taxa de inscrição, quando necessário, deverá ser realizada via GRU, no Banco do Brasil.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 16 e 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Pró-Reitoria de Ensino/Coordenação de Registros Acadêmicos - 53 - 32844070 - emileni_tessmer@ufpel.edu.br


    Este é um serviço do(a) Fundação Universidade Federal de Pelotas . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:





      • Urbanidade;
      • Respeito;
      • Acessibilidade;
      • Cortesia;
      • Presunção da boa-fé do usuário;
      • Igualdade;
      • Eficiência;
      • Segurança; e
      • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Matricular-se em curso de graduação - UFPel
  • Solicitar ingresso em curso de graduação através do Cadastro Seletivo - UFRB
  • Obter diploma ou 2ª via de diploma de graduação - UFPEL
  • Participar de Processo Seletivo para curso de graduação - UFC
  • Participar de Processo Seletivo para curso de graduação - UFRB
  • Participar de processo de transferência ou retorno de portador de diploma para curso de Graduação - IFC
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: InscriçãoProcesso seletivoCurso de graduação
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