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Participar de processo seletivo para curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio

Info

Educação e Pesquisa

Ensino Técnico-Profissional > Universidades e IFES
Participar de processo seletivo para curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio " Processo Seletivo" , " Educação Profissonal" , " Nível Médio"
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
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Última Modificação: 04/12/2025
  • O que é?

    O serviço permite inscrever-se, participar e acompanhar o processo seletivo para cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Ifes, nas formas:

    • Integrada ao Ensino Médio (o aluno faz juntos o Ensino Médio e o curso técnico – seleção por prova objetiva), ou.

    • Concomitante e Subsequente ((o aluno faz o Ensino Médio em outra escola ou já o concluiu – seleção por análise de histórico escolar)

  • Quem pode utilizar este serviço?
    • Para cursos técnicos integrados

      • estudantes que concluíram ou vão concluir o Ensino Fundamental até a data prevista para matrícula.

    • Para cursos técnicos concomitantes

      • estudantes que estão cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em outra escola e desejam fazer o curso técnico ao mesmo tempo.

    • Para cursos técnicos subsequentes

      • pessoas que já concluíram o Ensino Médio e desejam apenas o curso técnico.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Consultar o edital e escolher o curso
      • Acesse o site do Ifes dedicado ao processo seletivo.

      • Leia o edital. 

      • Escolha o curso e modalidade desejada.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Realizar a inscrição
      • Acesse o edital e clique em “Inscreva-se” para abrir o Sistema de Inscrição / Área do Candidato.

      • Preencha o formulário eletrônico.

      • Faça o upload da documentação exigida.

      • Finalize a inscrição e gere o boleto ou registre o pedido de isenção de taxa, conforme edital.

      Canais de prestação

        Web : 

      Sistema de Inscrição on-line (Área do Candidato)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Conforme o edital, podem ser exigidos, entre outros:

        • CPF;

        • E-mail;

        • Documento de identificação com foto;

        • Foto 3x4 recente;

        • Histórico escolar ou declaração de escolaridade

        • Documentos específicos de cotas ;

        • Laudo médico para PcD.

      Tempo de duração da etapa

      Em média 30 minuto(s)
    3. Pagar a taxa de inscrição ou solicitar isenção
      • Verifique no edital o valor da taxa de inscrição e o prazo para pagamento.

      • Efetue o pagamento.

      • Caso se enquadre nos critérios de gratuidade faça o pedido de isenção pelo sistema.

      • Acompanhe o resultado do pedido de isenção e, se for indeferido, efetue o pagamento até o prazo final.

      Canais de prestação

        Web : 

      Área do Candidato (pedido de isenção, emissão de boleto, resultado da análise).

      Custos

      • Taxa de inscrição cursos integrados
        R$ 85,00
      • Taxa de inscrição cursos concomitantes/subsequentes
        R$ 65,00

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    4. Participar da etapa de seleção (prova ou análise de histórico)
      • Para cursos técnicos integrados (PS 71/2025 – prova objetiva)

        • Compareça ao local de prova no dia e horário marcados
        • Após a prova, acompanhe a publicação do gabarito, possibilidade de recurso, nota da prova e classificação.

        Para cursos técnicos concomitantes/subsequentes

        • Acompanhe, na Área do Candidato, o resultado da análise do histórico escolar.

      Canais de prestação

        Web : 

      Área do Candidato

        Presencial : 

      Locais de Prova

      Tempo estimado de espera :  Até 45 minuto(s)

        E-mail : 

      Contatos informados no edital ou na página do curso

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
        • documento oficial de identificação;

        • caneta esferográfica de corpo transparente (tinta preta ou azul-escura);

        • cartão de inscrição, quando exigido

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    5. Consultar o resultado final e acompanhar a convocação para matrícula
      • Após recursos e validação de cotas, acompanhe a homologação do resultado final do processo seletivo.

      • Verifique sua situação.

      • Caso esteja aprovado(a) ou seja convocado(a) posteriormente (suplente/lista de espera), acompanhe as orientações e prazos para requerimento de matrícula.

      Canais de prestação

        Web : 

      No site do Ifes e na Área do Candidato

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 15 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado
    • O tempo total, da publicação do edital até a homologação do resultado, varia conforme o cronograma de cada processo seletivo – em geral, de 3 a 5 meses;

    • As etapas de inscrição, análise/prova, recursos e resultado final têm datas e prazos definidos em cronograma próprio no edital.


    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
    • E-mail oficial do processo seletivo: processoseletivo@ifes.edu.br (consultas sobre regras do edital, cronograma e procedimentos).

    • Demais canais (telefones, contatos de campi e agendamento de atendimento) são divulgados nos anexos de cada edital.


    Este é um serviço do(a) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Sem validade.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

      • Urbanidade;
      • Respeito;
      • Acessibilidade;
      • Cortesia;
      • Presunção da boa-fé do usuário;
      • Igualdade;
      • Eficiência;
      • Segurança; e
      • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Educação ProfissionalProcesso SeletivoCursos Técnicos
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