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Obter solução digital para validação de identidade (Datavalid)

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Ciência e Tecnologia

Assistência Especializada > Suporte Digital
Obter solução digital para validação de identidade (Datavalid)
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Obter solução digital para validação de identidade (Datavalid) é um serviço de qualificação cadastral de pessoas físicas e jurídicas, por meio de ferramenta (API) de inteligência, que possibilita a validação da identidade a partir da consulta às bases originais do governo para, além de validar as informações, verificar os dados.

    Existem duas modalidades de validação:   

      • Biométrica: a partir de uma ou mais digitais ou da foto da face do cidadão, o aplicativo realiza a comparação com a base de digitais e fotos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No retorno da consulta, são apresentados o índice de similaridade e a faixa de probabilidade (baixa, alta e altíssima), para cada digital ou foto validada. A partir da versão 3 do Datavalid, é possível fazer a extração e validação de dados, de forma integrada, de uma imagem do documento enviado ao Datavalid.  
      • Biográfica (cadastral): a partir do envio de informações cadastrais, o aplicativo valida os dados com a apresentação do índice de similaridade para os campos descritivos e verdadeiro/falso para os campos objetivos. Estes são alguns dos dados validados: número e situação do CPF/CNPJ; número, órgão emissor e tipo de documento de identificação/UF; nome; sexo; data de nascimento, nacionalidade; filiação; data da 1ª habilitação; categoria da CNH; data de validade da CNH; e número de registro da CNH.  

    O Datavalid otimiza processos de onboarding de clientes com redução dos índices de fraudes, garante a qualidade dos dados da sua base e, para bases de dados já existentes, ajuda no processo de higienização com a validação dos dados. Além disso, pode ser utilizado para automatizar acessos, seja em ambiente físico ou em aplicações. 

    O usuário pode utilizar gratuitamente por até 30 dias ou até atingir 3.000 consultas, desde que a contratação sem custo seja cancelada dentro desse período ou do limite de consultas, contudo, caso ultrapasse, há cobrança do serviço. 

    Qualquer pessoa que utilize o serviço “Obter solução digital para validação de identidade (Datavalid)” pode se inscrever como conselheiro(a) para participar da avaliação dos serviços públicos. Uma vez cadastrados(as), receberão periodicamente formulário para respondê-lo e, se quiser, propor melhorias no serviço. É totalmente virtual, basta se cadastrar na Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos e se voluntariar como Conselheiro em apenas um serviço ou em todos os serviços ao selecionar o Serpro. Clique aqui, seja um(a) conselheiro(a) e avalie este serviço!

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoa física (usuário cidadão) 

    Pessoa Jurídica (usuário contratante) 

    Órgãos e entidades públicas (usuário contratante em todas as esferas)

    Requisito obrigatório: Para contratação, é necessário o certificado digital e-CNPJ da contratante. 

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Iniciar a compra da API Datavalid

      O usuário com certificado digital (e-CNPJ) deve acessar a página do serviço na Loja Serpro e apertar o botão Quero contratar. O usuário sem certificado digital, órgão e entidade públicas, entidades de classe e grupos econômicos devem acessar a Loja Serpro e, no formulário do final da página, selecionar o serviço de interesse e enviar mensagem à área comercial. Caso já seja cliente do Serpro, basta solicitar atendimento diretamente com o seu consultor de negócio.

      Canais de prestação

        Web : 

      Loja Serpro

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Acessar Área do Cliente Serpro

      O usuário que for comprar deve criar ou acessar sua conta na Área do Cliente Serpro para prosseguir no processo de contratação, fornecendo inicialmente o CPF/CNPJ e o e-mail. Após o preenchimento dos dados, a Área do Cliente Serpro fica disponível para a realização da contratação do serviço.

      Canais de prestação

        Web : 

      Área do Cliente Serpro

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    3. Contratar o serviço

      Após acessar a Área do Cliente Serpro, o usuário deve seguir o fluxo de contratação do serviço. Se tiver interesse pela demonstração do serviço, basta seguir as orientações constantes no menu Demonstração do Manual de Informações Técnicas.

      Canais de prestação

        Web : 

      Área do Cliente Serpro

        Web : 

      Manual de Informações Técnicas

      Custos

      • O custo mensal depende da faixa de preços conforme o seu volume de consumo,
        publicada na tabela da Loja Serpro.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    4. Instalar API

      O usuário deve visualizar as chaves de acesso ao serviço (Consumer Key e Consumer Secret) para identificação do usuário, disponibilizadas na Área do Cliente Serpro, baixar a API na plataforma API SERPRO e autenticar, de acordo com o passo a passo no menu Guia Rápido do Manual de Informações Técnicas, a aplicação para começar a consumir o serviço. A partir da contratação, é possível visualizar o histórico de uso da API na Área do Cliente Serpro.

      Canais de prestação

        Web : 

      Área do Cliente do Serpro

        Web : 

      Manual de Informações Técnicas

      Tempo de duração da etapa

      Em média 10 minuto(s)
    5. Cancelar o serviço

      O usuário pode cancelar a qualquer momento com a manifestação da vontade na Área do Cliente Serpro. No menu lateral, deve realizar os seguintes procedimentos: clicar em “Central de Ajuda”; na área “Meus Tickets”, clicar em “Criar Novo”; selecionar a opção “Financeiro” e clicar “Abrir”; no formulário aberto, preencha os dados solicitados e escolha opção "Contrato - Cancelamento do Serviço ou Rescisão do Contrato"; e, por fim, enviar a solicitação de cancelamento.

      Canais de prestação

        Web : 

      Área do Cliente do Serpro

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Em média 10 minuto(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Em média, 10 minutos após a remessa da assinatura do contrato.


    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Para solicitação de informações, fale com o Chat Online ou envie mensagem eletrônica pelo e-mail comercial@serpro.gov.br 

    Para suporte, acione a Central de Serviços por meio dos canais:

    Formulário

    E-mail: css.serpro@serpro.gov.br 

    Telefone: 0800-728-2323 

    Para reclamações ou sugestões, faça manifestação na Ouvidoria do Serpro. 


    Este é um serviço do(a) Serviço Federal de Processamento de Dados . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Portaria Denatran nº 015/2016

    • Portaria MF nº 457, de 08 de dezembro de 2016

    • Portaria RFB nº 167, de 14 de abril de 2022

    • Portaria RFB nº 220, de 20 de setembro de 2022 


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O Serpro realiza, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    · Urbanidade;

    · Respeito;

    · Acessibilidade;

    · Cortesia;

    · Presunção da boa-fé do usuário;

    · Igualdade;

    · Eficiência;

    · Segurança;

    · Ética.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.


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  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: análise de informações cadastraisbiometria facialvalidação de identidadeSerproInformação e análise
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