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Obter solução digital de consulta de dados de Cadastro de Pessoa Física (CPF)

Info

Ciência e Tecnologia

Assistência Especializada > Suporte Digital
Obter solução digital de consulta de dados de Cadastro de Pessoa Física (CPF)
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Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Obter solução digital de consulta de dados de Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um serviço que se conecta diretamente nas bases da Secretaria da Receita Federal (RFB) para consulta segura e confiável às informações públicas do Cadastro de Pessoa Física (CPF), por meio de uma ferramenta (API). 

    Para realizar a consulta, é necessário o envio do número de inscrição do CPF para que a API retorne, de forma automatizada, informações do Cadastro Nacional de Pessoas Físicas com a respectiva situação cadastral perante a RFB. 

    A confiabilidade, segurança e checagem automática das informações atualizadas permitem gerar negócios, tomar decisões e minimizar riscos de fraude. Esse acesso às informações públicas ajuda conhecer melhor clientes e fornecedores.  

    Qualquer pessoa que utilize o serviço “Obter solução digital de consulta de dados de Cadastro de Pessoa Física (CPF)” pode se inscrever como conselheiro(a) para participar da avaliação dos serviços públicos. Uma vez cadastrados(as), receberão periodicamente formulário para respondê-lo e, se quiser, propor melhorias no serviço. É totalmente virtual, basta se cadastrar na Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos e se voluntariar como Conselheiro em apenas um serviço ou em todos os serviços ao selecionar o Serpro. Clique aqui, seja um(a) conselheiro(a) e avalie este serviço! 

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoa Jurídica 
    Órgãos e entidades públicas (em todas as esferas)

    Requisito Obrigatório: Para contratação, é necessário o certificado digital e-CNPJ da contratante. 

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Iniciar a compra da API Consulta CPF

      O usuário com certificado digital (e-CNPJ) deve acessar a página do serviço na Loja Serpro e apertar o botão Quero contratar. O usuário sem certificado digital, órgão e entidade públicas, entidades de classe e grupos econômicos devem acessar a Loja Serpro e, no formulário do final da página, selecionar o serviço de interesse e enviar mensagem à área comercial. Caso já seja cliente do Serpro, basta solicitar atendimento diretamente com o seu consultor de negócio.

      Canais de prestação

        Web : 

      Loja Serpro

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Acessar Área do Cliente Serpro

      O usuário que for comprar deve criar ou acessar sua conta na Área do Cliente Serpro para prosseguir no processo de contratação, fornecendo inicialmente o CPF/CNPJ e o e-mail. Após o preenchimento dos dados, a Área do Cliente Serpro fica disponível para a realização da contratação do serviço. 

      Canais de prestação

        Web : 

      Área do Cliente Serpro

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    3. Contratar o serviço

      Após acessar a Área do Cliente Serpro, o usuário deve seguir o fluxo de contratação do serviço. Se tiver interesse pela demonstração do serviço, basta seguir as orientações constantes no menu Demonstração do Manual de Informações Técnicas.

      Canais de prestação

        Web : 

      Área do Cliente Serpro

        Web : 

      Manual de Informações Técnicas

      Custos

      • O custo mensal depende da faixa de preços, conforme o seu volume de consumo,
        publicada na tabela da Loja Serpro.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    4. Instalar API

      O usuário deve visualizar as chaves de acesso ao serviço (Consumer Key e Consumer Secret) para identificação do usuário, disponibilizadas na Área do Cliente Serpro, baixar a API na plataforma API SERPRO e autenticar, de acordo com o passo a passo no menu Guia Rápido do Manual de Informações Técnicas, a aplicação para começar a consumir o serviço. A partir da contratação, é possível visualizar o histórico de uso da API na Área do Cliente Serpro.

      Canais de prestação

        Web : 

      Área do Cliente Serpro

        Web : 

      Manual de Informações Técnicas

      Tempo de duração da etapa

      Em média 10 minuto(s)
    5. Cancelar o serviço

      O usuário pode cancelar a qualquer momento com a manifestação da vontade na Área do Cliente Serpro. No menu lateral, deve realizar os seguintes procedimentos: clicar em “Central de Ajuda”; na área “Meus Tickets”, clicar em “Criar Novo”; selecionar a opção “Financeiro” e clicar “Abrir”; no formulário aberto, preencha os dados solicitados e escolha opção "Contrato - Cancelamento do Serviço ou Rescisão do Contrato"; e, por fim, enviar a solicitação de cancelamento.

      Canais de prestação

        Web : 

      Área de Cliente do Serpro

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Em média 10 minuto(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Para solicitação de informações, fale com o Chat Online ou no formulário de mensagem eletrônica da página do serviço na Loja Serpro 

    Para reclamações ou sugestões, faça manifestação na Ouvidoria do Serpro. 

    Para suporte, acione a Central de Serviços por meio dos canais: 

    Formulário 

    e-mail: css.serpro@serpro.gov.br 

    telefone: 0800 728 2323


    Este é um serviço do(a) Serviço Federal de Processamento de Dados . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Portaria MF nº 457, de 08 de dezembro de 2016

    • Portaria RFB nº 167, de 14 de abril de 2022

    • Portaria RFB nº 220, de 20 de setembro de 2022 


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O Serpro realiza, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    · Urbanidade;

    · Respeito;

    · Acessibilidade;

    · Cortesia;

    · Presunção da boa-fé do usuário;

    · Igualdade;

    · Eficiência;

    · Segurança;

    · Ética.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.


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  • Contratar HOD
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  • Consultar dívidas e pendências fiscais
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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: CPFconsulta massivacontrataçãoSerproInformação e análise
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