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Obter serviços do Banco Nacional de Dados Oceanográficos

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Defesa Civil e Defesa Nacional

Produtos e Atividades Controladas > Outros Produtos
Obter serviços do Banco Nacional de Dados Oceanográficos
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    A Marinha, por meio da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), é a Instituição Nacional que tem por função promover e coordenar a participação do Brasil nas atividades da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) relacionadas com os Serviços Oceânicos e Mapeamento Oceânico.

    O Banco Nacional de Dados Oceanográficos (BNDO), por sua vez, surgiu com a aprovação do Decreto de 5 de janeiro de 1994 como um Centro Depositário da COI, para auxiliar a DHN a gerir os dados que estão sob a sua guarda. A Organização Militar responsável pela operação do BNDO é o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), e as suas atividades estão especificadas no Artigo 4º do referido Decreto, a saber:

    • Obter, receber, analisar, verificar a coerência dos dados recebidos, organizar, controlar, arquivar e disseminar dados oceanográficos;
    • Manter intercâmbio de dados oceanográficos com as instituições nacionais e estrangeiras congêneres no âmbito da COI;
    • Manter acervo bibliográfico das publicações e documentos da COI, para difusão à comunidade científica nacional;
    • Coordenar, controlar e supervisionar, com a participação do Ministério da Ciência e Tecnologia, os programas nacionais de obtenção de dados oceanográficos.
  • Quem pode utilizar este serviço?

    Qualquer pessoa pode solicitar os serviços descritos. 

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Obter serviços do BNDO diretamente pelo site

      Estão disponíveis no site do BNDO: 


      Previsões de Marés (Tábuas de Marés)
      Estações Maregráficas
      Estações Fluviométricas
      Estações Meteorológicas
      Estações Topogeodésicas
      Meteoromarinha
      Cartas Sinóticas
      Cartas Náuticas Raster
      Programa Nacional de Boias (PNBOIA)
      Programa Brasileiro de Monitoramento do Nível do Mar (GLOSS-Brasil)
      Serviço Meteorológico Marinho Brasileiro - Argo Floats
      Serviço Meteorológico Marinho Brasileiro - Previsão Numérica do Tempo

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      No página é possível acessar demais links onde podem ser encontrados os dados, informações, ou produtos disponíveis para intercâmbio.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Obter serviços do BNDO mediante solicitação por e-mail

      Tipo de Dados disponíveis para solicitação conforme Portaria n°13/2018 da DHN

      • Oceanográficos: temperatura, salinidade, velocidade do som, condutividade, oxigênio e nutrientes;

      • Geológicos: amostras de fundo (tença, análises granulométricas, mineralógicas e outros);

      • Fluviográficos: altura de nível observado em estações fluviométricas;

      Canais de prestação

        E-mail : 

      chm.bndo@marinha.mil.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • O solicitante deverá fornecer os seguintes parâmetros para a busca ao dado:

        a) tipo de dado, informação ou produto (exemplo: dados de correntes, previsão horária de maré, amostras geológicas, entre outros);

        b) área geográfica: latitude e longitude dos cantos superior direito e inferior esquerdo, no formato GGMMSS (Grau-Minuto-Segundo) ou GG.gg (Grau Decimal);

        c) nome ou número da estação; e

        d) intervalo de tempo (período inicial e final) ou uma data fixa.

      • Deve ser informado o motivo da solicitação e a aplicação dos dados, além de nome completo do solicitante, endereço, telefone, e-mail e, caso se aplique, instituição ou empresa a que está vinculado, o título do projeto de pesquisa, órgão financiador e resumo do mesmo.

      Tempo de duração da etapa

      Até 10 dia(s) útil(eis)
    3. Obter serviços do BNDO mediante solicitação por e-mail - continuação

      Outros dados disponíveis:

      • Maregráficos: previsões de maré, altura observada de maré em estações maregráficas, altura do nível do mar do GLOSS, entre outros;

      • Correntométricos: direção e intensidade em perfis de profundidade e na superfície;

      • Meteorológicos: dados das estações meteorológicas fixas e móveis, radiossondas e cartas sinóticas;

      • Geofísicos: Dados do LEPLAC

      Canais de prestação

        E-mail : 

      chm.bndo@marinha.mil.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • As solicitações de dados do LEPLAC, disponibilizados apenas para pesquisadores brasileiros com vínculo universitário, deverão ocorrer mediante preenchimento do Formulário de Solicitação e assinatura do Termo de Responsabilidade, ambos disponíveis em:

        https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-bndo/outros-dados-e-produtos

        Os dados do LEPLAC incluem sísmica, magnetometria, gravimetria e batimetria.

      Tempo de duração da etapa

      Até 10 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 10 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O tempo estimado de 10 dias úteis se aplica às solicitações específicas, encaminhadas por e-mail.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    chm.bndo@marinha.mil.br


    Este é um serviço do(a) Comando da Marinha . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Decreto de 5 de janeiro de 1994

      Portaria n°13/2018 da Diretoria de Hidrografia e Navegação


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Atualizar o cadastro das comissões de ética setoriais do Poder Executivo federal no banco de dados da Comissão de Ética Pública
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  • Obter acesso ao Arquivo Central do Ibram
  • Bens Culturais Procurados
  • Enviar informações para compor o banco de dados de sanções da Comissão de Ética Pública
  • Obter serviços e produtos de Meteorologia Marinha
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Dados oceanográficosTábua de marésCarta sinótica
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