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Obter diploma ou 2ª via de diploma de pós-graduação - UFOP

Info

Educação e Pesquisa

Ensino Superior > Certificação
Obter diploma ou 2ª via de diploma de pós-graduação - UFOP " Diploma pós-graduação" , " Diploma pós" , " 2ª via de diploma"
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O(a) discente que cumpriu os requisitos e normas gerais da pós-graduação da UFOP e do regimento do seu curso, poderá solicitar a emissão do seu diploma/certificado ou a emissão de 2ª via do diploma/certificado.

    • Expedição e registro de diplomas de pós-graduação: Portaria PROPPI Nº 23/2019
    • Expedição e Registro de 2ª via de diplomas de pós-graduação: Portaria PROPPI N° 24/2019
  • Quem pode utilizar este serviço?

    Egressos dos cursos de pós-graduação stricto ou lato sensu da UFOP.

    Requisitos: Ter concluído curso de pós-graduação stricto ou lato sensu na UFOP.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Protocolar requerimento de solicitação

      Protocolar requerimento de solicitação no Portal Minha UFOP, anexando a documentação obrigatória constante nas Portarias PROPPI nº 23 e 24/2019, que podem ser consultadas em: https://propp.ufop.br/pt-br/pos-graduacao/diplomas-certificados-e-revalidacoes

      O discente deverá verificar os dados pessoais constantes no requerimento e em seu histórico escolar e confirmá-los.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Dirigir a PROPPI

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Documentação em comum para todos os casos:

        • Carteira de Identidade, frente e verso;
        • Passaporte (somente para estrangeiros);
        • Diploma do Grau anterior, frente e verso;
        • Histórico escolar final do curso para o qual está solicitando o diploma/certificado;
        • Declaração de “nada consta” do SISBIN - Sistema de Bibliotecas e Informação e do Repositório Institucional;
      Continuação da documentação
        • Certidão de quitação eleitoral atualizada emitida pelo TSE, exceto para estrangeiros;
        • Termo de Concessão de Grau (cursos stricto sensu);
        • Ata de defesa (cursos lato sensu);
        • Certidão de casamento ou averbação de divórcio em caso de solicitação de 2ª via de diploma/certificado;
        • Comprovante de pagamento de taxa, em caso de solicitação de 2ª via de diploma/certificado;
        • Boletim de ocorrência, em caso de extravio de diploma/certificado, para solicitação de 2ª via ;
      Observações
      • Quaisquer alterações nos dados cadastrais devem ser solicitadas à secretaria de seu curso, antes do protocolo do requerimento para emissão do diploma.

        O diploma/certificado somente poderá ser requerido pelo(a) discente que tiver o Termo de Concessão de Grau ou a conclusão do curso registrados no sistema de registro acadêmico da pós-graduação pela secretaria de seu curso.

      Tempo de duração da etapa

      Até 90 dia(s) corrido(s)
    2. Retirar/receber o documento:

      O diploma/certificado será entregue pela secretaria do curso de pós-graduação ao requerente ou mediante procuração. Não é necessário o reconhecimento de firma na procuração (Decreto 9.904/2017, de 17 de julho de 2017). Servidor público federal regido pela Lei 8.112/1990 (Art. 117, XI) não pode atuar como procurador junto à UFOP.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Dirigir a PROPP

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
    Centro de Convergência
    Campus Universitário – Morro do Cruzeiro
    Universidade Federal de Ouro Preto
    Ouro Preto - MG
    CEP 35400-000

    Telefones

    • +55(31)3559-1367
    • +55(31)3559-1368

      Horário de Funcionamento

        • 08:30h às 11:30 / 13:00 às 17:00

       

        Aberto ao público

        • 13:30 às 17h

        Este é um serviço do(a) Fundação Universidade Federal de Ouro Preto . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

        Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

        O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

        • Urbanidade;
        • Respeito;
        • Acessibilidade;
        • Cortesia;
        • Presunção da boa-fé do usuário;
        • Igualdade;
        • Eficiência;
        • Segurança; e
        • Ética

        Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento


        Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
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        Ouro Preto - MG
        CEP 35400-000


        Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

        Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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      • Obter diploma ou 2ª via de diploma de graduação - UFOP
      • Participar de Processo Seletivo para curso de pós-graduação - UFOP
      • Obter diploma ou 2ª via de diploma de graduação e de pós-graduação - UFV
      • Registrar diplomas de faculdades, centros universitários e universidades privadas para graduação - UFS
      • Solicitar determinação de massa unitária de agregados miúdos e graúdos
      • Emitir certificados de participação em ações de extensão - UNILA
      Ouvidoria
      • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
      • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
      • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
      • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
      Tags: Alunos pós-graduaçãoAlunos UFOPPós-graduação
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