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Você está aqui: Página Inicial Serviços Obter Autorização para Reajuste de mensalidade de plano de saúde individual ou familiar

Obter Autorização para Reajuste de mensalidade de plano de saúde individual ou familiar

Info

Saúde e Vigilância Sanitária

Fiscalização > Planos de Saúde
Obter Autorização para Reajuste de mensalidade de plano de saúde individual ou familiar " GEAR - Gestão Eletrônica de Autorização de Reajuste"
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Avaliação: 4.8 (160)
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    As operadoras de planos de saúde devem pedir autorização da ANS para aplicar reajuste nas mensalidades de planos individuais ou familiares de assistência médico-hospitalar. O processo é feito pelo Sistema de Gestão Eletrônica de Autorização de Reajuste – GEAR.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Operadoras de Plano de Saúde

    Possuir registro ativo de operadoras junto à ANS e produtos de contratação individual/familiar com status  ativos e/ou com comercialização suspensa junto à ANS

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitação de autorização para reajuste de mensalidade de plano de saúde individual ou familiar

       Todas as etapas são realizadas em meio digital, desde a solicitação de autorização e encaminhamento de documentos,  até a comunicação da decisão administrativa, por parte da ANS. A confirmação da solicitação é enviada ao e-mail indicado  e as informações sobre o andamento do processo são disponibilizadas e atualizadas no site da ANS, Após a análise da área técnica da ANS, a decisão é formalizada em ofício, disponibilizado à operadora, digitalmente, via Protocolo Eletrônico.

      Canais de prestação

        Web : 

      Web – Aplicativo GEAR Acesse o site: Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      não há

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Comprovante de pagamento da Taxa por Pedido de Reajuste de Contraprestação Pecuniária (TRC). Estar regular quanto à última informação devida no Sistema de Informação de Beneficiários – SIB, no Sistema de Informação de Produtos – SIP e do Documento de Informações Periódicas de Planos de Assistência à Saúde – DIOPS.

      Custos

      • Taxa por Pedido de Reajuste de Contraprestação Pecuniária (operadoras com até 20.000 beneficiários)
        R$ 1405,35
      • Taxa por Pedido de Reajuste de Contraprestação Pecuniária (operadoras com mais de 20.000 beneficiários)
        R$ 2810,69

      Tempo de duração da etapa

      Entre 5 e 10 dia(s) útil(eis)
    2. Acompanhar andamento do processo

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Receber autorização

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 5 e 10 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    gear.dipro@ans.gov.br


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Saúde Suplementar . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Válido por 12 mês(es)

    Legislação
    • RN 565/2022

      ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar

       IN  30/2022

      ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:n· Urbanidade;n· Respeito;n· Acessibilidade;n· Cortesia;n· Presunção da boa-fé do usuário;n· Igualdade;n· Eficiência;n· Segurança; en· Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000


  • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD
    Dados pessoais tratados por este Serviço
    • E-mail institucional;

    Dados pessoais sensíveis tratados por este Serviço de acordo com a Lei 13709/2018, art. 5º, II
    • Este serviço NÃO compartilha dados sensíveis

    Este serviço não trata dados pessoais de crianças ou adolescentes.

    Prazo de retenção para dados pessoais
    Os dados serão utilizados enquanto o serviço permanecer disponível

    Hipótese de tratamento de dados pessoais adotada (Lei 13709/2018)
    • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador
    • Execução de políticas públicas
    • Exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral
    • Garantia da prevenção à fraude e à segurança do titular

    Finalidade do tratamento

    O tratamento dos dados tem a finalidade de identificação do usuário dentro do serviço e para armazenar o identificadorr da sessão PHP do usuário. Ele permite ao servidor identificar e manter o estado da sessão PHP durante a navegação do usuário

    Previsão legal do tratamento

    Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014 - Marco Civil da Internet

    Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil.

    Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 - Lei de Acesso à Informação

    Regula o acesso a informações previsto na Constituição Federal.

    Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017

    Dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.

    Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018

    Dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.

    Lei nº 13.444, de 11 de maio de 2017

    Dispõe sobre a Identificação Civil Nacional (ICN).

    Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016

    Institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo federal.

    Decreto nº 7.724, de 16 de maio de 2012

    Regulamenta a Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação), que dispõe sobre o acesso a informações previsto na Constituição.

    Decreto nº 7.845, de 14 de novembro de 2012

    Regulamenta procedimentos para credenciamento de segurança e tratamento de informação classificada em qualquer grau de sigilo, e dispõe sobre o Núcleo de Segurança e Credenciamento.

    Decreto nº 10.046, de 09 de outubro de 2019

    Dispõe sobre a governança no compartilhamento de dados no âmbito da administração pública federal e institui o Cadastro Base do Cidadão e o Comitê Central de Governança de Dados.

    Normas complementares do Gabinete de Segurança da Informação da Presidência (GSI/PR)

    Disciplinam a Gestão de Segurança da Informação e Comunicações na Administração Pública Federal, direta e indireta, e dá outras providências.

    Decreto nº 9.637, de 26 de dezembro de 2018

    Institui a Política Nacional de Segurança da Informação, dispõe sobre a governança da segurança da informação, e altera o Decreto nº 2.295, de 4 de agosto de 1997, que regulamenta o disposto no art. 24, caput, inciso IX, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e dispõe sobre a dispensa de licitação nos casos que possam comprometer a segurança nacional.

    Lei nº 12.737, de 30 de novembro de 2012

    Dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos.

    Lei 9.961, de 28 de janeiro de 2000

    Cria a Agência Nacional de Saúde Suplementar e dá outras providências

    Lei nº 9.656, de junho de 1998

    Dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde.

    Resolução Normativa nº 565, de 16 de dezembro de 2022

    Dispõe sobre os critérios para aplicação de reajuste das contraprestações pecuniárias dos planos privados de assistência suplementar à saúde, médico-hospitalares, com ou sem cobertura odontológica, e dos planos privados de assistência suplementar à saúde exclusivamente odontológicos, contratados por pessoas físicas ou jurídicas e dispõe sobre o agrupamento de contratos coletivos de planos privados de assistência à saúde para fins de cálculo e aplicação de reajuste.

    Instrução Normativa ANS nº 30, de 16 de dezembro de 2022

    Dispõe sobre as rotinas e o procedimento de solicitação e autorização para aplicação de reajuste das contraprestações pecuniárias dos planos individuais ou familiares de assistência suplementar à saúde que tenham sido contratados após 1º de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998.

    Dados pessoais compartilhados com outras instituições

    Não há compartilhamento dos dados coletados para execução deste serviço.

    País(es) e instituição(ões) que recebem transferência(s) internacional de dados pessoais e/ou dados pessoais sensíveis

    Não há compartilhamento dos dados coletados para execução deste serviço com nenhum país ou instituição internacional.

    Link da política de privacidade/termo de uso do serviço
    https://www.gov.br/ans/pt-br/acesso-a-informacao/tratamento-de-dados-pessoais/Termo_de_Uso_padrao__APDI_111223_.pdf

SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Consultar nota de operadora no IDSS
  • Esclarecer dúvidas sobre plano de saúde
  • Consultar Biblioteca Digital ANS
  • Suspender ou reativar comercialização de registro de plano de saúde
  • Pesquisar planos compatíveis para Portabilidade de Carências ou Migração
  • Obter aprovação de programas de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: plano de saúde individual/familiarSolicitação de autorizaçãoGEAR
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