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Obter autorização para executar reparo e manutenção de instrumentos de medição em Goiás, Distrito Federal e Rio Grande do Sul

Info

Empresa, Indústria e Comércio

Empresas > Autorizações e Exigências
Obter autorização para executar reparo e manutenção de instrumentos de medição em Goiás, Distrito Federal e Rio Grande do Sul " Oficinas" , " permissionárias" , " instrumentos"
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Autorização necessária para comprovação das exigências mínimas relativas às condições a que devem ser atendidas pelas sociedades empresárias e pelas não empresárias (sociedades simples) que requeiram a autorização para fins de reparo e manutenção de instrumentos de medição regulamentados, conforme regulamento técnico metrológico aprovado pela Portaria Inmetro Portaria n.º 65, de 28 de janeiro de 2015.

    ATENÇÃO:

    Os procedimentos a seguir se aplicam às empresas dos estados de Goiás, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal. Para os demais estados, o serviço deverá ser solicitado diretamente ao órgão delegado pelo Inmetro, no Estado correspondente. Informações para contato estão disponíveis no link  www4.inmetro.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/localizacao/por-estados

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Empresas e empreendedores, conforme Portaria Inmetro n° 65, de 28 de janeiro de 2015.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar autorização

      Encaminhar a solicitação de autorização inicial ou de manutenção, bem como os demais documentos exigidos na Portaria Inmetro n° 65, de 28 de janeiro de 2015 para análise da área responsável. Para obter a autorização como oficina permissionária, o requerente deve apresentar os documentos listados abaixo:

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Solicitação de autorização (FOR-Dimel-229) preenchida. O formulário FOR-Dimel-229 e as normas NIT-Dicol-002 e NIT-Dicol-004 podem ser encontrados em: http://www.inmetro.gov.br/metlegal/docdisponiveis.asp;

      • Comprovante de inscrição e situação cadastral;

      • Contrato social ou certidão de microempreendedor;

      • Declaração de conhecimento conforme NIT-Dicol-04;

      • Cópia da CNH ou RG do representante legal;

      • Cópia da CNH ou RG do técnico;

      • Certificado de capacitação técnica;

      • Modelo de cartão de identidade funcional conforme Portaria Inmetro 65/2015. Os modelos de cartão de identidade funcional e de ordem de serviço podem ser encontrados em: (http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC002209.pdf)

      • Modelo de ordem de serviço conforme Portaria Inmetro 65/2015;

      • Certificados dos padrões de medição, de acordo com o tipo de instrumento

      Para os certificados dos padrões de medição, os padrões para cada tipo de instrumento estão indicados a seguir:
      • Balanças: cópia dos certificados de verificação para pesos de 1mg até 50kg e certificados de calibração para pesos acima de 50kg e modelo de marca de selagem; 

      • Bombas medidoras para combustíveis líquidos: cópia dos certificados de verificação da medida de volume e cópia dos certificados de calibração da trena, cronômetro e proveta; 

      • Esfigmomanômetro: cópia dos certificados de calibração do padrão com gerador de pressão e do cronômetro.

      • Medida materializada de volume: cópia do certificado de verificação da medida de volume e certificado de calibração do termômetro, pipeta e proveta;

      • Medidor de velocidade: cópia dos certificados de calibração da trena e do cronotacômetro;

      • Medidor de umidade de grãos: cópia dos certificados de verificação do medidor de umidade de grãos e de calibração da estufa, balança analítica, termohigrômetro e termômetro;

      • Sistema para medição de GNC: cópia do certificado de calibração do padrão GNC; Taxímetros: cópia dos certificados de calibração da trena e cronômetro.

      Custos

      • Autorização e supervisão de serviços de reparo e manutenção de oficinas de esfigmomanômetros e de taxímetros.
        R$ 487,06
      • Autorização e supervisão de serviços de reparo e manutenção de oficinas para os demais instrumentos.
        R$ 765,38

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Aguardar análise da solicitação

      Aguardar análise da solicitação pelo Inmetro para prosseguimento.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Receber resultado

      Recebimento da autorização inicial ou de manutenção ou indeferimento do pedido.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Até 60 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 1 e 60 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Se suas dúvidas sobre esse serviço não puderem ser sanadas em consulta às Perguntas frequentes, contate a área pelos seguintes canais:

    Em Goiás:

    Rua 148 s/n, Setor Sul – Goiânia/GO (Horário de Atendimento: 8 h às 12 h e das 13 h às 17 h)

    (62) 3237-3555

    No Rio Grande do Sul:

    Av. Berlim, 627, Bairro São Geraldo – Porto Alegre / RS (Horário de Atendimento: 8 h às 12 h e das 13 h às 17 h)

    (51) 3375-1139

    No Distrito Federal

    Grupo de Gestão de Brasília – Gebra
    SIG, Quadra 1, Lote 985, 1º andar, Setor de Indústrias Gráficas - Centro Empresarial Parque Brasília, Brasília – DF

    (61) 3348-6300

    Para os demais estados, deverá ser tratado pelo órgão delegado do estado correspondente. Dados de contato no link a seguir.

    https://www4.inmetro.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/localizacao/por-estados


    Este é um serviço do(a) Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Válido por 1 ano(s)

    Informações adicionais ao tempo de validade

    A relação das empresas com autorização vigente que atuam como oficina permissionária de manutenção e reparo em instrumentos regulamentados pode ser consultada no link: https://servicos.rbmlq.gov.br/Oficina


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Solicitar verificação de instrumento de medição em Goiás, Distrito Federal e Rio Grande do Sul
  • Obter marca de reparo e de selagem para uso por empresas autorizadas no Distrito Federal, Goiás e Rio Grande do Sul
  • Obtenção de marcas de instrumentos reparados e de marca de selagem azul por parte das oficinas permissionárias
  • Obter Autorização para emitir Declaração de Conformidade de Instrumentos de Medição Regulamentados
  • Obter autorização de concessão de empresas para arqueação de tanques
  • Avaliação de modelo de instrumento de medição
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Metrologia LegalOficinas permissionáriasManutenção e reparo
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