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Obter assessoria técnica (capacitação) do INES

Info

Educação e Pesquisa

Estudos e Pesquisas > Preparação
Obter assessoria técnica (capacitação) do INES
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Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Curso de capacitação de 24 horas em temáticas relacionadas à educação de surdos.

    Para cada instituição contemplada será concedido 02 (dois) temas, a serem selecionados dentre o cardápio disponível no ano vigente, devidamente divulgado na fase de inscrições.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Órgãos federais, estaduais e municipais de educação.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Efetuar a inscrição no processo de seleção

      Acessar o site https://www.gov.br/ines/pt-br/ciencia-e-tecnologia/pronaebs, para verificar a publicação de novo edital.

      Preencher o requerimento de inscrição, devendo ser fiel ao prestar todas as informações solicitadas e pelas quais deverá se responsabilizar.

       A listagem nominal das instituições cujas inscrições forem validadas será divulgada no endereço eletrônico https://www.gov.br/ines/pt-br/ciencia-e-tecnologia/pronaebs, conforme instruções editalícias.

      Canais de prestação

        Web : 

      https://www.gov.br/ines/pt-br/ciencia-e-tecnologia/pronaebs

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

        E-mail:  cooperacaotecnica@ines.gov.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Os exigidos no Edital

      Tempo de duração da etapa

      Em média 8 dia(s) útil(eis)
    2. SORTEIO ELETRÔNICO (primeira fase)

      O sorteio se dará em data, horário e local informado em conformidade com Edital.
      O resultado da primeira fase será divulgado no endereço eletrônico https://www.gov.br/ines/pt-br/ciencia-e-tecnologia/pronaebs, logo após homologação do sorteio.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      cooperacaotecnica@ines.gov.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Exigidas no edital.

      Tempo de duração da etapa

      Em média 5 dia(s) útil(eis)
    3. COMPROVAÇÃO DE REQUISITOS - ENVIAR A DOCUMENTAÇÃO

      Exigida no Edital

      Canais de prestação

        E-mail : 

      cooperacaotecnica@ines.gov.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Formulários anexados ao edital

        Os documentos listados deverão ser preenchidos, impressos, assinados, digitalizados e enviados para o e-mail:  cooperacaotecnica@ines.gov.br.

      Tempo de duração da etapa

      Em média 5 dia(s) útil(eis)
    4. SEDIAR A ASSESSORIA TÉCNICA

      Local disponibilizado pelo solicitante para recebimento da assessoria. 

      Na data informada no edital.

      Será atendida uma (01) instituição por data;

      A ordem de classificação influenciará a contemplação do mês de atendimento. Assim sendo, a instituição poderá não ser atendida no mês priorizado, caso este já tenha sido preenchido, sendo selecionada a segunda opção e assim sucessivamente.

       O evento terá duração de 3 dias.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Local disponibilizado pelo solicitante para recebimento da assessoria.

      Tempo estimado de espera :  Até 3 dia(s) corrido(s)

      Tempo de duração da etapa

      Em média 3 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 30 e 90 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O preenchimento do requerimento de inscrição não assegura ao órgão o direito à vaga.

    Será atendida uma (01) instituição por data;

    A ordem de classificação influenciará a contemplação do mês de atendimento. Assim sendo, a instituição poderá não ser atendida no mês priorizado, caso este já tenha sido preenchido, sendo selecionada a segunda opção e assim sucessivamente.

    Nas fases de inscrição e seleção, os trâmites se dão de modo remoto, logo, sem a necessidade de atendimento presencial.

     Na fase de recebimento da Assessoria, o usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Telefone: (21) 2285.7990

    E-mail: cooperacaotecnica@ines.gov.br

     Em caso de reclamações ou sugestões favor entrar em contato com a Ouvidoria, preferencialmente na plataforma https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx ou pelo e-mail: ouvidoria@ines.gov.br.


    Este é um serviço do(a) Instituto Nacional de Educação de Surdos . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:


    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

     Na fase de realização da Assessoria, terá direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 08 de novembro de 2000​.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Obter apoio a projetos de pesquisa no INES
  • Obter palestra presencial sobre educação de surdos
  • Receber publicações produzidas pelo INES
  • Participar de cursos de extensão no INES
  • Realizar visita técnica ao INES
  • Realizar consulta ao acervo especializado em surdez do INES
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Curso de extensãoCurso de capacitaçãoeducação de surdoslinguagem de sinaiscapacitaçãoCurso de aperfeiçoamento
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