O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
Apoio técnico para o monitoramento da qualidade da água para consumo humano, visando garantir que a água produzida e distribuída atenda aos padrões estabelecidos na Portaria de Potabilidade vigente. A ação inclui a realização de coleta e análise de amostras de água, oferecendo suporte tanto às ações de vigilância quanto às de controle da qualidade da água para consumo humano.
Foto: Laboratório de Controle da Qualidade da Água da Funasa no estado no Maranhão (MA).
Crédito: Arquivo/Funasa.
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Quem pode utilizar este serviço?
Estados, Distrito Federal e os municípios (pessoas jurídicas de direito público) responsáveis pelos Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) ou pelas Soluções Alternativas Coletivas (SAC) de abastecimento de água para consumo humano.
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Etapas para a realização deste serviço
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Formalizar solicitação de apoio à Funasa
A formalização deve ser feita pelo gestor municipal, distrital ou estadual, por meio de ofício , a ser protocolado como pedido de apoio junto à Funasa.
Canais de prestação
E-mail :O proponente pode enviar o ofício de solicitação para uma das unidades da Funasa, por meio dos endereços de e-mail constantes na página eletrônica http://www.funasa.gov.br/enderecos
Postal :O proponente pode enviar ofício de solicitação para uma das unidades da Funasa, por meio de correspondência tradicional, de acordo com os endereços disponíveis na página eletrônica http://www.funasa.gov.br/enderecos.
Presencial :O proponente pode protocolar ofício de solicitação de apoio diretamente em uma unidade da Funasa, nos endereços disponíveis na página eletrônica http://www.funasa.gov.br/enderecos.
Tempo estimado de espera : Até 30 minuto(s)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Ofício de solicitação de apoio.
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
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Planejar as ações de apoio
Após a análise e aprovação para atendimento da demanda, conforme a disponibilidade técnica e financeira, a Superintendência Estadual da Funasa (Suest), de acordo com a área do pleito, deve reunir-se com o proponente e elaborar um Plano de Ação para a execução das atividades, por meio do Serviço de Segurança e Qualidade da Água para Consumo Humano (Saqua) da Divisão de Saúde Ambiental (Disam) da Suest, com vistas a realizar as atividades necessárias para a coleta e análise de amostras de água.
Canais de prestação
Presencial :O solicitante deve reunir-se com a Saqua/Sesam da Superintendência Estadual da Funasa em local a combinar ou em uma unidade descentralizada da Fundação, de acordo com a área da demanda, nos endereços constantes na página eletrônica http://www.funasa.gov.br/enderecos
Tempo estimado de espera : Até 16 hora(s)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Diagnóstico situacional;
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Levantamento de custos operacionais;
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Plano de Amostragem; e
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Plano de Ação para execução das atividades.
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
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Realizar as ações de apoio
O serviço pode ser prestado in loco, por meio de uma Unidade Móvel para o Controle da Qualidade da Água (UMCQA) ou no laboratório da Superintendência Estadual da Funasa, para onde deve ser enviada uma amostra da água para análise laboratorial. No caso in loco, a UMCQA funcionará como laboratório de campo.
Canais de prestação
Presencial :A Funasa envia uma Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água para Consumo Humano (UMCQA).
Tempo estimado de espera : Até 30 minuto(s)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Laudos de Qualidade da Água; e
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Relatório final das atividades desenvolvidas.
Tempo de duração da etapa
Entre 16 e 30 dia(s) corrido(s) -
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Formalizar solicitação de apoio à Funasa
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Pelo canal da Ouvidoria em http://www.funasa.gov.br/ouvidoria.
Conheça mais sobre a ação ou programa em http://www.funasa.gov.br/seguranca-e-qualidade-da-agua-para-consumo-humano.
Este é um serviço do(a) Fundação Nacional de Saúde . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Legislação
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/2017, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia no atendimento aos usuários, presunção da boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/2017, art. 5º, inciso X.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTêm direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, as pessoas com transtorno do espectro autista, as pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com criança de colo, os obesos, as pessoas com mobilidade reduzida e os doadores de sangue terão atendimento prioritário, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço